São quatro os candidatos definitivamente admitidos à eleição de Reitor da Universidade do Porto para o mandato 2022-2026.

Após a análise das candidaturas apresentadas, a Comissão Eleitoral aprovou hoje os processos das quatro personalidades que se propõem a liderar a Universidade do Porto durante os próximos quatro anos: Altamiro da Costa Pereira, Anand Agrawal, António de Sousa Pereira e João Falcão e Cunha. 

Altamiro da Costa Pereira é diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e coordenador científico do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS). Licenciado e mestre em Medicina pela FMUP e doutorado pela Universidade de Dundee (Escócia), tem desenvolvido a sua atividade, em instituições nacionais e estrangeiras, nas áreas de epidemiologia, informática médica e investigação clínica. É Professor Catedrático da FMUP desde 2002, tendo sido eleito diretor daquela faculdade em 2018.

Anand Agrawal, natural da Índia, é atualmente Reitor da BlueCrest University College do Gana. Licenciado em Zoologia pelo Hansraj College (Índia), mestre em Marketing pela Universidade Jai Narain Vyas (Índia) e doutorado em Gestão pela ICFAI University (Índia)foi docente e gestor universitário em diversas instituições do Sudeste Asiático, Médio Oriente e África. Tem desenvolvido, ainda, investigação científica nas áreas de Marketing, Liderança e Gestão do Ensino Superior.

António de Sousa Pereira é o atual Reitor da Universidade do Porto, candidatando-se para um segundo mandato. Licenciado, mestre e doutorado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da U.Porto (ICBAS), faculdade onde desenvolveu toda a sua carreira académica, tendo atingido a categoria de Professor Catedrático em 2002. Em 2004 foi eleito diretor do ICBAS, cargo que desempenhou durante 14 anos, até à sua eleição como Reitor da Universidade do Porto em 2018. É Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) desde 2020.

João Falcão e Cunha é diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desde 2016. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP, mestre em Investigação Operacional pela Universidade de Cranfield (Inglaterra) e doutorado em Ciências da Computação pelo Imperial College London. Professor Catedrático do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial é, também, investigador integrado no INESC TEC, tendo desenvolvido trabalho experimental e teórico em Engenharia Informática e Sistemas de Informação.

Os quatro candidatos irão dar a conhecer as suas propostas para a Universidade do Porto numa audição pública que decorrerá no dia 29 de abril, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto. Cada candidato, sem a presença dos restantes, terá 30 minutos para apresentar o seu currículo e programa de ação, seguindo-se um período de uma hora para questões dos membros do Conselho Geral presentes.

A ordem e horário da apresentação dos candidatos foi definida por sorteio. A audição pública arrancará às 09h00 com João Falcão e Cunha, às 11h00 será a vez de Anand Agrawal, ficando para o período da tarde as apresentações de António de Sousa Pereira (14h00) e  de Altamiro da Costa Pereira (16h00).

Uma semana depois, a 6 de maio, decorrerá a eleição do Reitor, em reunião fechada do Conselho Geral da U.Porto. Recorde-se que o ato eleitoral é realizado por escrutínio em voto secreto entre os 23 membros do Conselho Geral em funções (12 professores e investigadores, quatro estudantes, um funcionário não docente e não investigador e seis personalidades externas cooptadas).

O candidato que obtiver mais de metade dos votos dos membros presentes será o eleito. Se nenhum candidato o obtiver, será realizado uma segunda volta do sufrágio entre os dois candidatos mais votados. Caso o segundo sufrágio seja inconclusivo, procede-se a um terceiro, sendo eleito o candidato que obtiver o maior número de votos dos membros presentes.

O resultado da eleição está ainda sujeito a homologação por parte do Conselho de Curadores da U.Porto.