Qual a responsabilidade social das instituições no campo saúde mental? Em que momento deve existir a intervenção clínica? Como desconstruir os estigmas? Estas e outras questões vão estar em discussão no próximo dia 14 de fevereiro,  no Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da U.Porto. O palco será a III Jornada do Grupo de Intervenção Psicológica da Universidade do Porto (GIP.UP),

A Promoção da Saúde Mental, com especial enfoque no contexto da Universidade, será o tema forte de um evento que vai juntar vários oradores com larga experiência no domínio da saúde mental.

Entre os convidados incluem-se Eduardo Carqueja, membro da Direcção Regional Norte da Ordem dos Psicólogos, psiquiatra Paula Valente, a coordenadora do Grupo de Promoção da Saúde Mental da  U.Porto, Adelaide Oliva Telles, e Isabel Menezes, professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP).

Já da parte da tarde (ver programa completo), o psiquiatra Daniel Sampaio e o músico portuense Pedro Abrunhosa juntam-se ao debate para protagonizar uma sessão intitulada “It’s OK not to be OK”.  A moderação ficará a cargo de Ana Guedes Rodrigues, jornalista do Porto Canal.

Pedro Abrunhosa vai “fechar” o evento, na companhia do psiquiatra Daniel Sampaio. (Foto: DR)

Durante o evento, será ainda apresentada uma campanha de sensibilização – sobre “A importância da psicoterapia na minha vida” –  desenvolvida pela U.Porto em parceria com a Ordem dos Psicólogos.

A entrada é livre.

Apoio psicológico para toda a comunidade

Criado em 2018, o Grupo de Intervenção Psicológica da U.Porto  reúne os profissionais de várias unidades orgânicas responsáveis pela prestação de apoio ao estudante nas suas mais diversas valências. Estas vão desde a integração e sucesso académico, à inserção profissional, passando pelo apoio médico e psicológico e pela integração de estudantes com Necessidades Educativas Especiais.

A principal missão do GIP.UP. passa, portanto, por aumentar a divulgação dos serviços prestados, desenvolvendo iniciativas conjuntas e em parceria destinadas à comunidade académica, com o objetivo de melhorar e enriquecer os serviços de apoio psicológico disponibilizado aos estudantes da Universidade do Porto.