projeto europeu ScalABLE 4.0, coordenado pelo INESC TEC, e o projeto KnowLogis, também desenvolvido no INESC TEC, foram distinguidos nos Portugal Digital Awards com o prémio Melhor Projeto de Transformação Digital nos setores da Indústria e Energia e da Saúde, respetivamente.

Tendo a Simoldes como parceiro tomador da tecnologia, o projeto “ScalABLE 4.0 – Scalable automation for flexible production systems” visou o desenvolvimento de sistemas de automação escaláveis e flexíveis, que permitem a otimização e manutenção de linhas de produção em tempo real, adaptando a automação de uma fábrica de acordo com as necessidades imediatas da produção.

Segundo Germano Veiga, investigador do INESC TEC, professor auxiliar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e líder do projeto, “esta distinção premeia um esforço continuado do INESC TEC no desenvolvimento de soluções multidisciplinares com aplicação em sistemas avançados de produção”.

Já o projeto “KnowLogis – Expertise in Healthcare Logistics“, implementado pelo Hospital de Gaia/Espinho com a Glintt, focou-se no desenvolvimento de um sistema de gestão inteligente para monitorizar e acompanhar, de forma ativa e dinâmica, os indicadores das atividades mais críticas da logística hospitalar, estimando, quantificando e sugerindo medidas de correção e melhoria.

Mário Amorim Lopes, investigador do INESC TEC responsável pelo projeto e professor auxiliar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, refere que “esta distinção é sobretudo um reconhecimento de que o nosso trabalho de investigação pode culminar, a breve trecho, em resultados com impacto positivo na sociedade”.

Os Portugal Digital Awards são uma iniciativa da consultora IDC, em parceria com a tecnológica Axians, que tem como objetivo reconhecer as organizações e empresas que mais se afirmaram na transformação digital dos seus negócios. A entrega dos prémios decorreu no dia 10 de dezembro, em formato digital.