A professora e investigadora Madalena Fonseca, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), é a vencedora do Prémio CEI-IIT – Investigação, Inovação e Território 2020, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI), na categoria “Apoio a trabalhos e projetos de investigação”.

O prémio, correspondente a um valor pecuniário de 1500 euros, será aplicado no projeto “Migrações de Estudantes para as Regiões Periféricas: Fluxos de talento e motores de inovação”. O objetivo passa por estudar e compreender como as migrações de estudantes para as instituições de ensino superior (IES) das cidades médias das áreas periféricas do Centro de Portugal – Universidade da Beira Interior (UBI), Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) –  podem ser um fator de mobilização das instituições locais, pelo seu potencial de inovação.

Criado em 2017, o Prémio CEI-IIT – Investigação, Inovação e Território é uma iniciativa do Centro de Estudos Ibéricos, que visa distinguir trabalhos, projetos de investigação e outras iniciativas que, para além da sua dimensão inovadora, contribuam para divulgar estudos, experiências e boas práticas que concorram para reforçar a coesão, a cooperação e a competitividade dos territórios fronteiriços e de baixa densidade.

Para além de Madalena Fonseca, a edição deste ano premiou ainda as arquitetas Inês Alves e Lara Plácido, ambas na categoria “Apoio a projetos e iniciativas inovadoras”.

A apresentação dos projetos vencedores terá lugar no próximo dia 30 de março, durante o ‘webinar’ “Inovação e Território”, marcado para as 15h00. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia.

Sobre Madalena Fonseca

Licenciada em Geografia e doutorada em Geografia Humana pela Faculdade de Letras da U.Porto, Madalena Fonseca é geógrafa e Professora Auxiliar, com nomeação definitiva, do Departamento de Geografia da FLUP.

Em paralelo com a docência, desenvolve a sua atividade científica enquanto investigadora do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT). Com um vasto curriculum científico nas áreas da geografia económica e do desenvolvimento regional, é autora de várias publicações internacionais sobre os desequilíbrios regionais no Sul da Europa.

Entre 2009 e 2019, foi Secretária Geral da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), cargo no qual manteve a sua atividade de investigação científica, em paralelo com uma intensa atividade no domínio da avaliação e acreditação de ciclos de estudos, bem como da implementação de sistemas internos de garantia de qualidade nas instituições de ensino superior nacionais

Membro de diversas redes internacionais de agências de garantia de qualidade, Madalena Fonseca foi membro do Board do European Consortium for Accreditation – ECA, entre 2015 e 2018.

Mais informações aqui.