Paulo Santos, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi recentemente eleito para o cargo de presidente do Colégio de Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos para o triénio 2021-23.

O professor da FMUP, que sucede a Isabel Pereira dos Santos, de cuja direção fez parte no anterior mandato, encabeça “uma equipa renovada”, mas com “o mesmo espírito”, visando “o reforço do papel dos médicos de família na sua missão de proporcionar a todos uma melhor saúde”.

Como prioridades para os próximos três anos, o responsável aposta na proximidade, profissionalismo, participação e  proatividade. O objetivo é “colocar a Medicina Geral e Familiar não apenas no centro do sistema de saúde, mas na liderança, para mais e melhor saúde para todos em Portugal”.

Licenciado e doutorado pela FMUP, Paulo Santos é professor auxiliar desta faculdade, investigador do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e médico de família com competência em Geriatria, além de membro do Conselho Disciplinar da Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos e da Comissão de Ética da Administração Regional de Saúde do Norte.

É autor de dezenas de artigos científicos nas suas principais áreas de investigação e coordena atualmente o METIS, um projeto desenvolvido no âmbito da FMUP e que visa promover a literacia em saúde e o acesso à informação de saúde para todos.