Fernando Magro, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi eleito presidente da ECCO – European Crohn’s and Colitis Organisation, entidade que tem como principal missão a melhoria dos cuidados de saúde de doentes com Doença Inflamatória Intestinal (DII) a nível europeu. O médico gastrenterologista e também investigador do CINTESIS é o primeiro português a candidatar-se e a vencer esta eleição, que envolve especialistas de todo o mundo.

O novo presidente da ECCO foi eleito, em Assembleia Geral, por uma larga margem de votos, suplantando James Lindsay, o renomado candidato formado nas Universidades de Cambridge e Oxford e atual professor da Queen Mary University of London (Reino Unido).

A eleição decorreu durante o 18.º Congresso da ECCO, que decorreu entre os dias 1 e 4 de março, em Copenhaga, na Dinamarca. O evento contou, este ano, com perto de sete mil participantes de 93 países, incluindo os maiores especialistas mundiais em doenças inflamatórias intestinais.

“É uma honra presidir à maior instituição a nível mundial no ensino e formação médica em diagnóstico e tratamento da doença de Crohn e da colite ulcerosa e na investigação em doença inflamatória intestinal”, reage Fernando Magro, no regresso do Congresso da ECCO.

Prioridade para os próximos seis anos

Após uma votação pelos seus pares na qual saiu claramente vencedor, Fernando Magro vai integrar durante seis anos o ECCO Governing Board, órgão responsável pelo desenvolvimento dos objetivos da organização, que incluem a emanação das normas de diagnóstico e tratamento da DII.

De acordo com o docente da FMUP, o seu compromisso é manter o ensino e a formação da DII ao mais alto nível, promover guidelines de diagnóstico e terapêutica e procurar uniformizar as práticas na comunidade internacional.

“Há atualmente novas terapêuticas, tratamentos cada vez mais dirigidos e novas estratégias para abordar as doenças inflamatórias intestinais que, vez de tratar só sintomas, previnem as complicações”, observa.

Fernando Magro é Professor Associado da FMUP, investigador do CINTESIS, membro fundador do Grupo de Estudo da Doença Inflamatória Intestinal (GEDII), além de médico gastrenterologista no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ).