O professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Armando Dias da Silva, foi considerado a Figura do ano na área da Ortodontia, uma  distinção entregue no âmbito dos Prémios Saúde Oral 2022, promovidos pela Revista Saúde Oral

Estes galardões, que vão já na sua 11.ª edição, são organizados  pela Abilways Portugal, e têm como objetivo  premiar os melhores profissionais na área da Medicina Dentária e Estomatologia.

“Quero dedicar totalmente este prémio à FMUP. Desde há 12 anos que somos pioneiros no conciliar de um ensino num contexto hospitalar com a introdução responsável de novas técnicas, como o tratamento com ‘brackets’ autoligáveis e alinhadores, num contexto de credibilidade, privilegiando o respeito pelo contexto periodontal, estabilidade a longo prazo, e evitando uma mensagem de facilitismo que hoje em dia, infelizmente, cresce em algumas técnicas e formações”, destaca Armando Dias da Silva.

No seu discurso de agradecimento, o docente deixou ainda “um agradecimento muito especial à FMUP” e, em particular, aos professores Correia Pinto e José Amarante, “por todo contributo que desempenharam na minha formação como especialista em ortodontia e docente”.

Armando Dias da Silva é professor assistente convidado da FMUP e especialista em Ortodontia, com pós-graduação e mestrado pela Universidade do Porto, tendo sido presidente da Sociedade Portuguesa de Ortodontia entre 2017 e 2019.

A cerimónia de entrega dos Prémios Saúde Oral 2022 decorreu no passado dia 21 de junho, no Sana Metropolitan Hotel, em Lisboa.