Joaquim Góis, Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Minas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), tomou posse, no passado dia 25 de março, para um novo mandato como Presidente do Colégio Nacional de Engenharia Geológica e de Minas da Ordem dos Engenheiros (OE).

“Assumo-me como mais um, dos muitos colegas que foram eleitos para os diferentes órgãos da especialidade de Engenharia Geológica e de Minas. Integramos uma equipa que é de todos e para todos os membros do nosso colégio. O nosso propósito é a valorização da área, a mobilização dos jovens Engenheiros da nossa especialidade e a sensibilização da sociedade para a imprescindibilidade da nossa profissão no futuro desenvolvimento tecnológico da humanidade”, avança o docente, que ocupa, há mais de duas décadas, diferentes e sucessivos cargos Nacionais e Regionais da Ordem dos Engenheiros.

As eleições na Ordem dos Engenheiros para o mandato 2022/2025 realizaram-se a 12 de fevereiro para os órgãos nacionais, regionais e locais. Fernando de Almeida Santos foi eleito Bastonário da Ordem dos Engenheiros para o triénio 2022-2025.

A cerimónia de tomada de posse dos novos Órgãos Nacionais da Ordem dos Engenheiros (OE) decorreu no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

Sobre Joaquim Góis

Joaquim Góis exerce funções docentes na FEUP desde 1988, nomeadamente nas licenciaturas de Engenharia de Minas, Engenharia do Ambiente e Engenharia Metalúrgica, nos 2.º e 3.º Ciclos de Engenharia de Minas e Georecursos e no Programa Doutoral Do*Mar – Ciência, Tecnologia e Gestão do Mar. Foi diretor da Universidade Itinerante do Mar e membro da Direção da Oceanus-Marine Research & Innovation.

Membro integrado do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA-Polo da FEUP), colabora ainda com o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) na área dos recursos minerais, e com o Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos (IHRH) nas áreas da hidrogeologia e águas subterrâneas.

Integra o International Committee on Mine Safety Science and Engineering, organismo que agrega um número restrito de docentes oriundos de algumas das melhores escolas de Engenharia de Minas do mundo. University of Science and Technology Beijing (China), McGill University (Canadá), Colorado School of Mines (EUA), University of Queensland (Austrália), University of Witwatersrand (África do Sul), China University of Mining & Technology (China), Kumamoto University (Japão), Université de Mons (Bélgica) e Central Mining Institute (Polónia) são alguns exemplos das instituições representadas.

Os principais interesses de investigação de Joaquim Góis incluem a Geoestatística, a Hidrogeologia, a Análise de Dados Geológico-Mineiros, Geo-Recursos Marinhos e Recursos Minerais Energéticos.

Do percurso do docente e investigador da FEUP destaca-se ainda a participação, como professor visitante, em diversas universidades estrangeiras, das quais se destacam a Slovak University of Technology in Bratislava (Eslováquia, 1992), Agostinho Neto (Angola, 2007), San Carlos (Guatemala, 2011), Vigo (Espanha, 2014), Eduardo Mondlane (Moçambique, 2017), Pedagógica de Maputo (Moçambique, 2017), Cabo Verde (Mindelo, 2013), Kasetstart (Tailândia, 2019), Sociedad de la Geociencia y la Química (Cuba, 2019).