António Lobo, professor auxiliar convidado no Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador do Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA) da FEUP, foi nomeado Board Director da Association for European Transport (AET), uma associação europeia na área dos transportes.

A par de outros seis membros da administração da associação, o docente da FEUP passa a ser responsável pelo Grupo de Trabalho das Publicações. Mais concretamente, vai coordenar as publicações desenvolvidas no âmbito da AET e da European Transport Conference (ETC), conferência organizada anualmente pela associação, desde relatórios a edições especiais de revistas científicas.

“É com grande orgulho que aceito esta nomeação. A AET representa o equilíbrio certo entre todos os profissionais da área dos transportes, desde a academia à indústria. Trata-se de uma excelente oportunidade, não só para o desenvolvimento da minha carreira, mas também como forma de participar ativamente na integração das diferentes perspetivas sobre o setor dos transportes à escala europeia, no sentido de responder aos desafios que a crescente digitalização coloca aos utilizadores, operadores e autoridades”, avança o investigador.

António Lobo já se encontrava a colaborar com a associação desde junho de 2019, altura em que se tornou Embaixador da AET para Portugal, tendo também assumido, no seio da organização, o papel de membro do Intelligent Mobility – Management and Operation Committee e da Subway Efficiency Benchmarking Task Force.

Sobre António Lobo

António Lobo é mestre em Engenharia Civil desde 2008 e doutorado em Sistemas de Transportes desde 2017 pela FEUP. Detém igualmente uma Pós-Graduação em Business Intelligence & Analytics pela Porto Business School desde 2019.

Com mais de 12 anos de experiência na investigação em Engenharia de Transportes, tem focado os seus interesses científicos nos domínios da segurança rodoviária, comportamento na condução, condução automatizada, gestão de infraestruturas de transportes e economia dos transportes. É coautor de um livro e de diversos artigos em revistas e conferências.

Recebeu uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e um Certificado Cum Laude pelo seu doutoramento, um Prémio de Melhor Estudante pelos seus estudos de pós-graduação e três prémios em conferências internacionais e nacionais. É ainda Editor Associado da revista científica European Transport Research Review e membro da International Co-operation on Theories and Concepts in Traffic Safety.

Sobre a Association for European Transport

Fundada em 2008, a AET é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o desenvolvimento das áreas da engenharia e do planeamento dos transportes através do debate entre todos os profissionais destas áreas.

A associação inclui membros individuais e institucionais e organiza ainda a conferência multidisciplinar na área dos transportes mais antiga da Europa, a European Transport Conference, que, na edição de 2022, celebrará o seu 50º aniversário.