A ministra da Transição Ecológica de Espanha, Teresa Ribera, e o ministro do Ambiente e da Ação Climática de Portugal, Duarte Cordeiro, vão encontrar-se, no próximo dia 9 de março, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), para debater os setores da água e da energia. O palco será a sessão inaugural do 3.º Ciclo de Seminários sobre Engenharia e Políticas Públicas (EPP).

Portugal e Espanha: parceiros ou concorrentes naqueles que são os setores críticos para a economia, a sociedade e o combate à exclusão do presente e da próxima década? Será esse o mote de uma sessão que vai colocar os dois ministros ibéricos a falar sobre temas como a crise energética e as consequências da guerra na Ucrânia em setores que afetam diariamente a vida de milhares de pessoas.

Numa crise de energia motivada pela guerra e numa crise de água de raízes mais profundas e estruturais, esta é a oportunidade para ouvir os principais responsáveis políticos dos dois países sobre o que pensam, o que têm feito e projetado, e a forma como se têm articulado junto dos restantes países membros da União Europeia.

Com início marcado para as 17h00, no Auditório José Marques dos Santos (Auditório FEUP), o debate será moderado por João Pedro Matos Fernandes, Professor Catedrático Convidado da FEUP e ex-Ministro do Ambiente e da Transição Energética.

A entrada é livre.

Sobre os Seminários sobre Engenharia e Políticas Públicas (EPP)

O Ciclo de Seminários sobre Engenharia e Políticas Públicas (EPP) vai já na 3.ª edição e tem como principal objetivo promover a Engenharia nos processos de decisão política, atribuindo-lhe um papel mais central no desenho de políticas públicas.

Cada sessão incide sobre um tema específico. Tem um organizador da FEUP e um conjunto de pessoas, por ele convidadas, que apresentam os seus pontos de vista e discutem esse tema.

A partilha de diferentes experiências e visões permite assim explorar interações dos processos de decisão com as ciências sociais e as políticas públicas, em questões em que a Engenharia assume sempre um papel central.

Mais informações