Começa esta segunda-feira, 7 de setembro, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), o I Congresso Internacional, “Diálogos entre Brasil e Portugal”. O evento vai prolongar-se até 11 de setembro e será transmitido, via live stream, nas redes sociais do i2ADS (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade).

Inicialmente programado para 22 e 23 de maio de 2020, e adiado devido à pandemia como tantas outras iniciativas, este Congresso Internacional, organizado por instituições de ensino e de investigação do Brasil e de Portugal, decorre no âmbito do relacionamento que ao longo dos tempos se foi estabelecendo entre professores e investigadores nestas geografias. O objetivo é entender, a partir das suas práticas e dos resultados das suas investigações, o movimento que se sabe necessário entre a análise do ensino artístico que temos e a ousadia de avançar para o ensino artístico que queremos.

O programa apresenta investigadores , professores e estudantes de ambos os países (assim como de interessados de outros países) e procura dinamizar diálogos entre Brasil e Portugal, mapeando questões sobre as práticas do ensino artístico nos dois países. Procura-se deste modo tecer uma consciência epistemológica que clarifique as possibilidade de mudança e ajustamento aos dilemas contemporâneos.

À distância, contra as distâncias

As conferências, comunicações em sessões paralelas e rodas de conversa vão ocupar a Aula Magna da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, cumprindo todas as normas de higiene e segurança. A presença foi garantida mediante inscrição até ser atingida a lotação da sala, contornada neste “novo normal” pela transmissão do evento online.

A sessão de abertura tem lugar esta segunda-feira, às 16h00, e conta com a apresentação pública dos objetivos do Congresso e dos processos em que irá decorrer, conduzida pelos docentes Paulo Luís Almeida (i2ADS/FBAUP) e Roberta Puccetti (FAEB).

O programa contempla ainda as conferências  “Arte/Educação na América Latina e no Brasil”, “O ontem, o hoje e o amanhã do ensino das Artes Visuais em Pernambuco” e “Inscrever a Arte e a Educação Artística numa Prática Descolonial” José Carlos de Paiva.

O I Congresso Internacional: Diálogos entre Brasil e Portugal continua até sexta-feira, dia 11 de setembro.

O programa completo pode ser consultado em dialogos.fba.up.pt