O Porto4Ageing, Centro de Excelência em Envelhecimento Ativo e Saudável coordenado e promovido pela Universidade do Porto e pela Câmara Municipal do Porto, acaba de receber a classificação máxima na qualidade de Sítio de Referência Europeu na área do envelhecimento ativo e saudável.

A Área Metropolitana do Porto recebeu pela primeira vez a pontuação de quatro estrelas, liderando, a nível nacional e europeu, pela implementação de iniciativas, ações e projetos nesta área.

A nível nacional, e juntamente com o Centro [email protected], o Porto4Ageing foi o único centro a atingir a pontuação de 4 estrelas. A Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Algarve obtiveram duas e uma estrelas, respetivamente.

Este reconhecimento surge no âmbito da convocatória a sítios de referência promovida pela Comissão Europeia, através da European Partnership on Active & Healthy Ageing (EIP-AHA). A cerimónia realiza-se no final de setembro, em Aarhus, na Dinamarca.

80 instituições unidas por um objetivo

Lançado em 2016, o Porto4Ageing tem como objetivo ser um centro agregador e um espaço de discussão de questões relacionadas com o envelhecimento ativo e saudável na região metropolitana do Porto, agrupando mais de 80 instituições parceiras de quatro distintos perfis: universidades e centros de investigação, decisores políticos, utilizadores e indústria.

Entre as iniciativas em que o Porto4Ageing tem estado envolvido nos últimos três anos inclui-se o desenvolvimento de uma aplicação para telemóvel para rastreio de fragilidade de indivíduos na comunidade, ou um programa para combater a não adesão pela população idosa aos planos de medicação prescritos por profissionais de saúde. Em 2017, o projeto juntou alunos do Colégio Luso-Internacional do Porto e cidadãos seniores do Centro de Apoio Social do Porto – Instituto de Ação Social das Forças Armadas, numa experiência que pretendeu testar a eficácia da abordagem intergeracional no ensino de adultos.

Para além da U.Porto e da Câmara Municipal do Porto, o consórcio tem como parceiros a CCDR-N, a Área Metropolitana do Porto, o Centro Hospitalar São João, o Centro Hospitalar do Porto, o IPO, a Santa Casa de Misericórdia, a Escola Superior de Enfermagem Santa Maria e diversas ordens profissionais (Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Farmacêuticos, Nutricionistas), entre outros.