A montagem das pontes decorre de 3 a 7 de dezembro. (Foto: IACES)

Esparguete, elásticos e cola quente. São apenas estes os três materiais permitidos para a construção de uma ponte suficientemente robusta que suporte várias dezenas de quilos. Ficção Científica? Não, falamos mesmo da XII Edição do Concurso Pontes de Esparguete, promovido pela Associação Internacional de Estudantes de Engenharia Civil (IACES – LC Porto) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Aberto a todos os estudantes da FEUP, o desafio arranca no dia 28 de novembro, com uma palestra sobre construção de pontes. De 3 a 7 de dezembro decorre a montagem das pontes, que culmina com a sua rotura, a 12 de dezembro, na presença do júri.

Os três primeiros classificados vão ter direito não só aos habituais valores pecuniários (200, 150 e 75 euros em vale FNAC, respetivamente), como a uma viagem de helicóptero (1º lugar) e de barco (2º e 3º lugares) pelas pontes do Douro.

Os estudantes interessados devem inscrever-se até ao final do dia 23 de novembro, na Secretaria do Departamento de Engenharia Civil, mediante o pagamento de uma caução de 5 euros por equipa, valor esse que será restituído no final do concurso.

Mais informações disponíveis na página de facebook da IACES ou através de e-mail para [email protected].