O podcastNada de mais“, criado e dinamizado por estudantes da licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto, venceu o Prémio do Público dos Prémios Podes 2020, uma iniciativa do @portcasts e do jornal Público que tem como objetivo promover e reconhecer os melhores podcasts e podcasters portugueses.

Criado por Rodrigo Salazar Oliveira, licenciado em Ciências da Comunicação e atual estudante do Mestrado em Marketing da Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), o podcast premiado consiste apenas em fazer uma questão do dia-a-dia ao convidado.

“É uma espécie de crítica irónica tanto à atual sociedade do imediato sem tempo para uma reflexão extensa como à banalidade da vida”, explica a equipa do “Nada de mais”, que conta ainda com a colaboração de Inês Rebelo, Pedro Valente Lima e Rita Marques, todos eles recém licenciados em Ciências da Comunicação.

Inês Rebelo, Rita Marques, Rodrigo Salazar Oliveira e Pedro Valente Lima são as quatro caras / vozes por detrás do “Nada de Mais”. (Foto: DR)

Sempre a crescer

A história do “Nada de mais” começou em outubro de 2018. O programa teve início na rádio dos estudantes de Ciências da Comunicação e resultou numa primeira temporada de 100 episódios recheada de entrevistas aos vários estudantes de curso.

Como o conceito foi muito bem recebido (o podcast já tinha sido nomeado para os Prémios Podes em 2019, na categoria “Universidades“) e apreciado, o podcast alargou os horizontes – e as ambições – e está agora na segunda temporada.

João Baião, Rita Blanco, Rui Zink, Conceição Lino, Tino de Rans e Sara Barros Leitão são algumas das personalidades da Televisão, Música, Teatro, Jornalismo ou do Desporto que já passaram pelo podcast.

Todas as semanas, à terça-feira, fica disponível um novo episódio no YouTube, Soundcloud, Spotify e Apple Podcasts. O “Nada de Mais” está também presente no Instagram, no Facebook e no Twitter.

Engenhara Rádio com três nomeações

A cerimónia de entrega dos Prémios Podes 2020 decorreu no passado dia 8 de novembro, no auditório do PÚBLICO, em Lisboa, e contou com transmissão televisiva no Canal Q.

Para além do “Nada de Mais”, a U.Porto contou com mais dois podcasts entre os nomeados, ambos “assinados” pela Engenharia Rádio, sediada na Faculdade de Engenharia (FEUP). Foram eles o “Solta o Javali“, na categoria de “Melhor Podcast de rádio”, e o “ArrochaPod“, duplamente nomeado, nas categorias de “Melhor Podcast de Economia e Negócios” e “Melhor Podcast Sem Homens Cis Brancos Heterossexuais”.

“Foi com grande satisfação que recebemos esta excelente notícia, que vem reconhecer o talento e a dedicação da nossa equipa. Independentemente do resultado final, é já um motivo de orgulho, num formato em que fomos pioneiros há mais de uma década e que ganha cada vez mais expressão a nível nacional e internacional”, destaca Filipe Borges Teixeira, Coordenador Geral da Engenharia Rádio.

Esta segunda edição do festival Podes contemplou um total 70 podcast nomeados nas 13 categorias a concurso, às quais se junta o Prémio do Público e o Podcast do Ano.