Aos 54 anos, Paulo Pereira comandou recentemente a seleção nacional de Andebol ao seu melhor resultado de sempre num Campeonato da Europa. E é nesta modalidade que vem traçando todo o seu percurso, cuja história começa a ser contada em 1985, na Universidade do Porto…

A Educação Física sempre fez parte dos planos de Paulo, sonho esse que concretizou quando ingressou na então Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física – atual Faculdade de Desportoda U.Porto. Obrigado a interromper o curso durante quatro anos, para cumprir o serviço militar, regressaria em 1990 para terminar a licenciatura cinco anos depois. Já com o foco virado para treinador de andebol, ingressa em 1996 no Mestrado em Ciência do Desporto – com a especialização em Treino de Alto Rendimento. Um momento que recorda como “a melhor escolha da minha vida, tendo em conta que dependemos de duas ou três boas/más decisões que determinam o futuro”.

A nível desportivo, Paulo Pereira iniciou o percurso como atleta de andebol no Clube Desportivo de Portugal, onde viria a estrear-se como treinador com apenas 17 anos. Ainda como atleta, passou pelo Salgueiros, Associação Académica de S. Mamede, Sanjoanense e Leixões. Enquanto estudante da U.Porto, representou a FCDEF  nos campeonatos nacionais universitários e nos jogos universitários de andebol, no Brasil.

Em 2004, e já depois de duas experiências como treinador adjunto do Boavista FC e Futebol Clube do Porto, entra com o pé direito como treinador principal da equipa sénior dos dragões  ao vencer, logo no ano estreia, o campeonato nacional e a Taça de Portugal. Nos dois anos seguintes somaria mais Taças de Portugal ao serviço da equipa portista.

Paulo Pereira conta com quase 40 anos de experiência como treinador de andebol. (Foto: DR)

À conquista do mundo

Mas o sonho de Paulo ia além-fronteiras. Após a passagem pelo FC Porto, decide aventurar-se por Espanha, onde treinou o Cangas. Seguiu-se uma experiência de quatro anos no andebol feminino em Angola, tendo liderado as seleções de juniores e seniores à conquista do título de campeão nacional africano. Depois do sucesso obtido em Angola, é convidado para assumir a seleção feminina da Tunísia, pela qual conquista novamente o Campeonato Africano de Andebol e a President´s Cup.

Selecionador nacional de Portugal desde 2016, vem acumulando também as funções de treinador do CSM Bucuresti, equipa romena que conduziu, em 2019, à conquista da EHF Challenge Cup, o terceiro maior troféu de clubes da Europa. Seguiu-se o “conto de fadas” do Europeu, que começou com o apuramento histórico e terminaria com a conquista do igualmente histórico 6.º lugar. O próximo desafio? A qualificação da seleção portuguesa para os Jogos Olímpicos de Tóquio!

Mas mesmo longe da Universidade, Paulo Pereira mantém-se no coração da sua alma mater. Prova disso foi o prémio de Mérito Excelência que lhe foi atribuído na Gala do Desporto da U.Porto 2019…

Paulo Pereira: “A Paixão é a primeira coisa que tem de existir”

Naturalidade? Amarante

Idade? 54 anos

– De que mais gosta na Universidade do Porto?

Nos tempos longínquos em que a frequentei, gostei do ambiente que se vive de trabalho e convívio em que a cidade e as pessoas muito contribuem para isso.

– De que menos gosta na Universidade do Porto?

Foram poucas as coisas de que não gostei.

 – Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Encontrar mais formas de abrir a Universidade à cidade, até para que se saiba melhor o que lá se faz.

Em 2019, a U.Porto reconheceu o percurso do seu antigo estudante com o prémio de Mérito Excelência, atribuído durante a Gala do Desporto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

– Como prefere passar os tempos livres?

Para além de ver muito andebol, gosto de cinema (com mensagem 😉) e fins de semana com amigos (gastronomia e conversas).

– Um livro preferido?

Trabalhar com inteligência emocional, de Daniel Goleman

– Um disco/músico preferido?

Apocalypse, dos Cigarets after sex.

– Um prato preferido?

Robalo grelhado.

– Um filme preferido?

Once upon a time in America (1984), de Sergio Leone.

– Uma viagem de sonho?

Embora conheça praticamente todos os países da Europa, gostaria de dar uma volta de carro pelo Sul.

– Um objetivo de vida?

Trabalhar como treinador de Andebol num país de referência da Europa central.

– Uma inspiração?

Nelson Mandela.

– O projeto da sua vida…

Ajudar os meus filhos a serem felizes, porque a minha esposa e eu já o somos.

– Um desejo para o Andebol em Portugal?

Desejo que o andebol em Portugal seja visto como uma atividade profissional capaz de alavancar e credibilizar a nossa sociedade.