O futuro do planeta enfrenta múltiplos desafios, desde a alimentação até à sobrepopulação e às alterações climáticas, com um impacto significativo na saúde humana, dos animais e do ambiente. “Estes problemas complexos exigem respostas concertadas e transdisciplinares, capazes de olhar para a saúde de uma forma holística, integrando os sistemas económicos e de saúde”, como explica Luísa Valente, docente do ICBAS e diretora do One Health Master.

Criar um mestrado capaz de promover sinergias entre a Saúde do Ambiente, Humana e Animal, sem esquecer a vertente económica e social, numa escola como ICBAS, “onde estas disciplinas convivem diariamente, era o que faltava para afirmar o conceito One Health como prioritário”, reforça Luísa Valente. Um mestrado “que é ele próprio resultado de uma sinergia, com a Faculdade de Economia da Universidade do Porto, que permitiu incorporar no plano curricular a vertente económica e de gestão”.

Luísa Valente é bióloga, com mais de 25 anos de experiência em nutrição de peixes e aquacultura sustentável, focada em alimentos funcionais, impacto ambiental, crescimento e qualidade muscular, economia circular e Uma Só Saúde.

É cientista sénior e professora catedrática no ICBAS, onde além do One Health Master é também diretora do programa doutoral em Ciência Animal. Integra a direção do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental onde coordena a linha temática de Biologia, Aquacultura e Qualidade do Pescado e é membro da Direção do B2E- Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul e da Sociedade Europeia de Aquacultura (EAS) integrando a direção durante 4 anos.

Idade: 55

Naturalidade: Mirandela

– Do que mais gosta na Universidade do Porto?

A quantidade de pessoas notáveis em diferentes áreas científicas é uma riqueza ímpar.

– Do que menos gosta na Universidade do Porto?

A lentidão e complexidade dos processos administrativos que nos tiram tempo e energia. A precariedade das carreiras dificulta o recrutamento e a retenção dos melhores recursos humanos. Mas este é, infelizmente, um problema nacional.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Investir numa gestão mais ágil e menos centralizadora que permita aumentar a eficiência e velocidade das tomadas de decisão.

– Como prefere passar os tempos livres?

A caminhar pela Natureza, com boa companhia, faça chuva, ou faça sol. Gosto de estar com amigos que me façam rir.

– Um livro preferido?

O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry. Leio este livro recorrentemente!

– Um disco/músico preferido?

The Dark Side of the Moon, dos Pink Floyd.

– Um prato preferido?

Escolha difícil, pois temos uma cozinha de excelência…mas diria um bom peixe grelhado acompanhado de um vinho branco do Douro, ou então um Alvarinho. A Gastronomia em Portugal é um Património!

– Um filme preferido?

África Minha. Viajamos com as paisagens do filme.

– Uma viagem de sonho?

Gosto muito de viajar e já estive em todos os continentes, pelo que sonho sempre com a que se avizinha, este ano ao México.

– Um objetivo de vida?

Poder ver os meus filhos crescer e conseguir educá-los para serem boas pessoas.

– Uma inspiração?

Nelson Mandela que nunca deixou que o desviassem do seu sonho.

– O projeto da sua vida?

Em termos profissionais gostaria de poder consolidar o meu grupo de investigação integrando pessoas altamente motivadas com carreiras dignas e promissoras. Na minha vida pessoal quero ter mais tempo para momentos e pessoas importantes.

– Porquê um Mestrado One Health?

Esta iniciativa foi uma aposta da Direção do ICBAS para integrar três áreas nas quais possuímos competências reconhecidas: saúde animal, saúde humana e saúde do ambiente. Acredito que somos a única instituição com estas valências e, assim, desafiamo-nos a preencher uma lacuna na formação em Uma Saúde. A parceria com a FEP também nos permitiu fortalecer uma vertente económica e de gestão, que hoje é fundamental para implementar os conceitos abordados.

– Exemplos de desafios futuros que o Mestrado One Health ajudará a resolver?

Com o crescimento populacional e a urbanização assistimos a uma interação crescente entre humanos, animais e o meio ambiente. O mestrado One Health irá capacitar profissionais para lidar de forma multidisciplinar e integrada com problemas emergentes nos sistemas de saúde complexos que envolvem estas três áreas. A sua principal contribuição será proporcionar uma visão holística dos desafios associados à segurança alimentar, resistência antimicrobiana, zoonoses e bem-estar das populações. Esta abordagem holística permitirá uma tomada de decisão mais assertiva e eficaz.