A Reitoria da Universidade do Porto recebeu no passado dia 20 de setembro a XI Gala do Desporto da Universidade do Porto, evento que reuniu todos aqueles que contribuíram para mais um ano de sucesso para o desporto da instituição.

Em pleno Dia Internacional do Desporto Universitário, a “casa mãe” da Universidade foi o palco da homenagem a todos os responsáveis por mais um mais um ano de vitórias para Universidade, culminado com a conquista, pelo nono consecutivo, do troféu de primeiro lugar do Ranking de medalhas da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), em resultado das 189 medalhas conquistadas a nível nacional e duas a nível europeu. Pelo meio, houve tempo para destacar os programas de desporto para todos que a U.Porto tem desenvolvido através do seu Centro de Desporto (CDUP-UP).

Entre as várias distinções atribuídas ao longo da Gala, o destaque vai para o prémio Carreira Desportiva, entregue a Marta Pinto, antiga estudante da Faculdade de Medicina (FMUP) e canoísta da equipa da U.Porto, que, entre o seu curso e treinos, conseguiu conquistar, desde 2013, 13 medalhas – incluindo dez de ouro – ao serviço da Universidade.

Marta Pinto vence o galardão de Carreira Desportiva.

Destaque também para o prémio Mérito Excelência, atribuído a Paulo Pereira, antigo estudante da Faculdade de Desporto (FADEUP), atual selecionador nacional de Andebol, que, para além do vasto currículo desportivo, conseguiu este ano quebrar o jejum de 14 anos da Seleção Portuguesa de andebol, alcançando o apuramento para o Campeonato da Europa.

Paulo Pereira recebe o reconhecimento de Mérito Excelência.

Um dos momentos mais esperados da noite foi o anúncio dos Atletas do ano. No feminino, a grande vencedora foi Raquel Andrade, atleta de Ténis de Mesa. A estudante da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) destacou-se pela conquista do título nacional universitário a nível individual, por equipas, bem como pelo 5.º lugar em pares femininos e 7.º por equipas no Campeonato Europeu Universitário.

Já no masculino, o prémio foi entregue a Renato Viana, estudante da Faculdade de Desporto e e atual vice-campeão europeu universitário de Taekwondo que, não podendo estar presente (está a disputar competições internacionais para tentar alcançar os mínimos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020), proporcionou um dos momentos mais engraçados da noite com o seu agradecimento por vídeo chamada.

Raquel Andrade foi a Atleta feminina do Ano.

O prémio de Revelação do Ano foi entregue à nadadora estudante da Faculdade de Economia (FEP), Ana Margarida Rodrigues, que este ano alcançou quatro medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze ao serviço da U.Porto. Já a “veterana” Ana Lopes recebeu o prémio de Reconhecimento Desportivo pelo seu imenso palmarés (2013-2019) na equipa undecacampeã nacional universitária de Atletismo.

Com todos os primeiros lugares possíveis alcançados neste ano (equipas, pares e individual feminino e masculino), o Ténis de Mesa foi ainda destacado como Modalidade Individual do ano. O prémio de Modalidade Coletiva do ano foi atribuído à equipa campeã nacional universitária de Andebol feminino, que conquistou também o 4º lugar no Europeu Universitário.

Ténis de Mesa foi a Modalidade Individual do Ano.

O Técnico do Ano foi para Ricardo Quintela, que comandou a equipa de Kickboxing da U.Porto na conquista do título nacional coletivo com 11 medalhas conquistadas.

O galardão de Instrutor do Ano foi entregue a Élsio Lopes, pelo seu trabalho desenvolvido no Programa UPFit na vertente de musculação, Natação, Natação Kids e H2O Terra.

Durante o evento foram também homenageados os 11 estudantes e treinador que representaram as seleções nacionais universitárias na Universíada de Verão Nápoles 2019, e ainda os estudantes e antigos estudantes da U.Porto que alcançaram medalhas nos II Jogos Europeus de Minsk, Carlos Nascimento (Atletismo), Bárbara Sequeira e Francisca Maia (Ginástica), os vice-campeões do mundo de patinagem artística, Pedro e Ana Walgolde, e os campeões do mundo de Hóquei em Patins, Ângelo Girão, Rafael Costa, Henrique Magalhães, Hélder Nunes e Telmo Pinto.

Estudantes da U.Porto que participaram na Universíada de Verão Nápoles 2019.

Houve ainda tempo para a entrega de reconhecimento às Associações de Estudantes da FEUP, FADEUP e FEP, que alcançaram medalhas nos Campeonatos Nacionais Universitários.
No campo do desporto para todos, a U.Porto distinguiu os utilizadores mais ativos do ano do Programa UPFit, com destaque para o mais ativo Pedro Emanuel Silva que completou 572 utilizações.

Espaço para crescer

A XI Gala do Desporto da Universidade do Porto contou com as intervenções do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, do diretor do CDUP-UP, Bruno Almeida, do presidente da FAP, João Pedro Videira, e da Pró-Reitora da Qualidade de Vida e Desporto, Joana Carvalho que,  em jeito de balanço do último ano, destacou  as 161.288 utilizações nas instalações desportivas da U.Porto (mais 5,5% do que no ano anterior) e o arranque dos trabalhos de requalificação do mítico Estádio Universitário. “O objetivo desta recuperação passa por aumentar as condições e a procura das nossas instalações para a prática desportiva”, referiu a pró-reitora.

Joana Carvalho lembrou ainda que “é essencial que os três pólos da U.Porto sejam dotados de oferta desportiva”. Nesse sentido, anunciou a intenção da Universidade de “implementar um plano de recuperação das instalações desportivas da U.Porto, no pólo da Asprela e no centro da cidade, sustentável e adaptado às exigências da atividade física nos dias de hoje.”

A meio da cerimónia deu-se um dos momentos mais inesperados e animados da noite com uma pequena “Pausa Ativa” para todos os convidados. A Pausa Ativa é um projeto está a decorrer em cinco faculdades e na Reitoria da U.Porto, e consiste numa “visita”, duas vezes por semana, dos instrutores do CDUP aos colaboradores da U.Porto para 15 minutos de atividade física.

A noite terminou no pátio exterior da Reitoria da U.Porto, com uma demonstração das instrutoras e alunos do Programa UPFit, seguido de uma apresentação em video mapping dos sucessos desportivos alcançados pela Universidade do Porto no último ano letivo.