Atividade física, desporto e saúde fazem, desde sempre, parte do dia a dia de Hugo Rodrigues. Licenciado em Educação Física e Desporto, é, aos 36 anos, o coordenador da Musculação do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) e o mentor da Pausa Ativa, o projeto que, desde fevereiro deste ano, “põe a mexer” centenas de funcionários da instituição.

O entusiasmo de Hugo pela atividade física surgiu muito cedo e levou-o a praticar várias modalidades. Mas o que realmente o fascina no desporto “para além dos valores e da disciplina, é a forma como aproxima as pessoas e o facto de ser uma ferramenta extramente valiosa no que à saúde diz respeito”, explica o professor.

Foi baseado nesta forma de estar que, durante o seu período académico, concluído no Instituto Superior da Maia, percebeu onde se queria colocar no mercado de trabalho e qual a sua opção futura. Nesse sentido, realizou várias formações e especializações relacionadas com a atividade física e saúde,  “e fui ficando cada vez mais interessado e curioso sobre esta área, que está em constante evolução e faz com que não nos possamos acomodar, temos que procurar sempre adquirir novos conhecimentos e aprendizagens”.

Em 2007, surge então a possibilidade de “vestir a camisola U.Porto” como instrutor de musculação e cardiofitness, notícia que Hugo recebeu “com um orgulho enorme por ser uma instituição pautada pelo rigor, conhecimento e prestígio”. Alguns anos mais tarde passou a coordenar toda a área da musculação, que era efetivamente uma das suas paixões, “pois aqui podia fazer a diferença e estar mais próximo de um dos meus grandes objetivos:  educar os nossos utilizadores para uma prática desportiva mais relacionada com a saúde”.

O Hugo é o coordenador do Núcleo das Atividades de Musculação do Programa UPFit do CDUP-UP. ((Foto: CDUP-UP)

A Pausa Ativa, projeto que atualmente coordena e que está presente no dia-a-da de mais de 500 colaboradores da U.Porto, surgiu de uma conversa com outros colegas do Centro de Desporto, em que a “ideia passou por iniciar um projeto piloto de prática desportiva na Universidade, mais orientado para os colaboradores no local de trabalho onde as pessoas não precisassem de se deslocar e o professor fosse dar a sessão ao local”. “Inicialmente, como seria de esperar, tivemos algumas reticências pois entrar pelos ‘gabinetes dentro’ e fazer exercício físico não era de todo uma situação ‘normal’ para os colaboradores, mas decidimos avançar! E esta porta foi aberta pela própria Universidade”, destaca Hugo.

O projeto arrancou em apenas oito gabinetes da Reitoria, mas rapidamente começou a crescer. “A receção e abertura que tivemos por parte de todos os colaboradores e o seu ‘passa a palavra’ foram a nossa maior promoção, e, para grande satisfação nossa, o projeto crescia e alargava-se a outros gabinetes”. O interesse foi aumentando e, hoje, a Pausa Ativa já faz parte da rotina semanal de todos os gabinetes da “casa-mãe” da Universidade. “Nada mais gratificante e compensatório, fazer o que mas gosto, levar a atividade física enquanto promotora de saúde à maior quantidade de colaboradores possíveis. Este foi o primeiro grande sucesso”, revela o coordenador do projeto.

A Pausa Ativa já faz parte da rotina semanal dos funcionários da Reitoria, da UPTEC e de seis faculdades da U.Porto (FLUP, FCUP, FFUP, ICBAS, FEUP, FAUP). (Foto: CDUP-UP)

Atualmente, a Pausa Ativa chega igualmente a mais seis faculdades da U.Porto (FLUP, FCUP, FFUP, ICBAS, FEUP, FAUP) e à UPTEC. Mas o desafio de Hugo passa por levar o projeto a todas as Unidades Orgânicas, “fazendo com que o sedentarismo no local de trabalho diminua, mas acima de tudo levar a boa-disposição aliada ao exercício e qualidade de vida”.

Naturalidade? Porto

Idade? 36 anos

– De que mais gosta na Universidade do Porto?

Capacidade de se manter sempre no topo da inovação em todas as áreas.

– De que menos gosta na Universidade do Porto?
Burocracia.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?
Colocar todos os colaboradores a frequentar o projeto “Pausa Ativa”.

– Como prefere passar os tempos livres?
Em família.

– Um livro preferido?
“O monge e o executivo”.

– Um disco/músico/banda preferido?
Rui Veloso.

– Um prato preferido?
Polvo à Lagareiro.

– Um filme preferido?
Braveheart (1995), de Mel Gibson.

– Uma viagem de sonho?
Nova Iorque.

– Um objetivo de vida?
Conseguir corresponder às expectativas por mim impostas.

– Uma inspiração?
Os meus pais.

– O projeto da sua vida…
Tentar que os meus filhos tenham os melhores exemplos e valores possíveis.

– Um desejo para a Atividade física/Desporto na Universidade do Porto?
Qua a Universidade continue a crescer em todas as suas valências, e que o facto de continuar a acreditar que a atividade física é uma mais valia para todos seja motivo de futuros investimentos.