“O meu grande objetivo é ajudar os outros”. Foi com esta ideia em mente que Carolina Costa decidiu ingressar na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Atualmente a frequentar o 4.º ano do Mestrado Integrado em Medicina da FMUP, a estudante natural de São Mamede de Infesta foi recentemente distinguida com o prémio de apoio à investigação atribuído pela Fundação Professor Ernesto Morais. No valor de 15 mil euros, o prémio financiará um projeto de investigação naquele que é considerado pelos especialistas como o terceiro tipo de cancro mais comum em termos mundiais – o cancro colorretal.

Numa altura em que está, praticamente, a meio do seu percurso académico, Carolina – que já conta no currículo com um Prémio Incentivo da U.Porto, atribuído em 2018 –  acredita que esta distinção permitirá abrir novas portas na área da investigação. Ciente da responsabilidade que a sua futura profissão acarreta, acredita também que daqui em diante estará mais motivada para descobrir e se envolver cada vez mais nesta área, tão importante para a evolução da Medicina.

Mas qual é então o objetivo do projeto? “Pretendemos estabelecer a relação entre o microbioma intestinal e a resposta imunitária nos tumores dos doentes com cancro colorretal, já que neste modelo esta relação ainda não foi completamente estabelecida. O microbioma humano tem vindo a ser muito estudado e sabe-se que, em alguns modelos tumorais, pode ajudar a prever a resposta destes doentes à imunoterapia.”, explica a jovem.

Carolina frequenta atualmente o 4.º ano do Mestrado Integrado em Medicina da FMUP. (Foto: FMUP)

Conhecer novas culturas e tradições é outro desejo que faz mover os projetos futuros de Carolina. Mas sem querer pensar demasiado no que por aí vem, a estudante deixa apenas a sua vontade de poder contribuir para “deixar este mundo um pouco melhor do que o encontrei”.

Naturalidade? São Mamede de Infesta

Idade? 21 anos

– De que mais gosta na Universidade do Porto?

A combinação de uma qualidade de ensino e formação excecional, com todas as oportunidades nas mais diversas vertentes que proporciona aos seus estudantes. Saliento ainda o ambiente e todas as pessoas que a caraterizam e que ajudam a Universidade do Porto a ser aquilo que é.

– De que menos gosta na Universidade do Porto?

Do modo como ocorre a transmissão de informação aos estudantes e recolha de feedback, que é inadequada para que envolva toda a comunidade.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto? 

O desenvolvimento de projetos, parcerias e atividades entre diferentes faculdades, de modo a possibilitar uma maior interação, cooperação e contacto entre os estudantes de diferentes áreas, possibilitando, assim, trocas de ideias, conhecimentos, formas de trabalhar e agir.

– Como prefere passar os tempos livres?

Aproveitar para estar com os meus amigos e família, descansar, ver séries e filmes, mas também aventurar-me por locais novos. E não posso esquecer-me dos escuteiros.

– Um livro preferido?

Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley.

Um disco/músico preferido?

Imagine Dragons.

– Um prato preferido?

Embora seja uma escolha complicada, não resisto a uma típica francesinha.

– Um filme preferido?

A lista é demasiado grande para enumerar…

– Uma viagem de sonho (realizada ou por realizar)? 

Gosto bastante de conhecer diferentes culturas, tradições e estilos de vida, pelo que um dos países na minha lista de viagens a realizar é a Índia.

– Um objetivo de vida?

O meu grande objetivo é ajudar os outros. Poder depois olhar para trás e ver que de alguma forma fiz a diferença na vida de alguém e trouxe um pouco de felicidade a quem não a tinha.

– Uma inspiração? (pessoa, livro, situação…)

A minha família é, sem dúvida, a minha maior inspiração: são aqueles que me apoiam e me motivam independentemente das circunstâncias.

– O projeto da sua vida…

Não penso que haja um projeto de vida, mas muitos. Tento não pensar muito no futuro, mas viver ao máximo todos os momentos e aproveitar todas as oportunidades que surgem no caminho, procurando dar o meu melhor para deixar este mundo um pouco melhor do que o encontrei.