De segunda a sexta-feira, centenas de colaboradores da Universidade do Porto afastam-se dos computadores para, durante 15 minutos, combaterem o sedentarismo no local de trabalho. A “culpa” é da Pausa Ativa, o programa pioneiro do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) que está de regresso às salas da Universidade neste início de ano letivo, depois de mais de um ano em modo online, devido à pandemia de Covid-19.

Atualmente, são já sete os técnicos do CDUP-UP que se dividem ao longo de mais de 60 horas por semana, para levar a atividade física ao pessoal não-docente da Reitoria, da Faculdade Letras (FLUP), da Faculdade de Medicina (FMUP) e da Faculdade de Engenharia (FEUP) da U.Porto.

Em breve, a Pausa Ativa voltará também ao complexo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Farmácia (FFUP). Prevista está ainda a estreia absoluta na Faculdade de Economia (FEP), que passará também a disponibilizar aos seus colaboradores estes minutos de desporto.

O que é a Pausa Ativa?

Na Pausa Ativa, os trabalhadores são desafiados a reforçar alguns grupos musculares através dos exercícios propostos pelos técnicos do CDUP-UP. O objetivo passa por “contrariar um bocadinho o excessivo tempo sedentário que existe em quase todas as nossas atividades laborais”, explica Joana Carvalho, Pró-Reitora da U.Porto com o pelouro do Desporto.

Apesar de serem “só” 30 minutos – distribuídos por duas sessões – por semana, os efeitos da Pausa Ativa fazem-se sentir entre os colaboradores da U.Porto. Como? Hugo Rodrigues, coordenador do projeto, destaca as “melhorias posturais adotadas no local de trabalho. Por outro lado, “dizem-nos que sentem que conseguem, durante o tempo de pausa, aliviar algum stress inerente do próprio trabalho melhorando assim o desempenho das suas funções”, acrescenta o responsável.

Através destes pequenos – mas valiosos – momentos, procura-se então aliviar algum stress associado ao desempenho das funções, para além de melhorar as relações interpessoais e as dinâmicas de grupo nos gabinetes. O primeiro passo é mesmo sair das cadeiras. O resto fica por conta do CDUP-UP…