Encontram-se abertas, até 31 de outubro de 2023, as candidaturas ao Prémio Professor Carlos Pimenta 2023, um galardão instituído pelo OBEGEF – Observatório de Economia e Gestão de Fraude, em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e a família do Professor Carlos Pimenta (1948-2022), com o propósito de “reconhecer e homenagear uma pessoa, ou um grupo de pessoas, singulares ou coletivas, que se distingam na produção de estudos ou outros projetos nos domínios da ética, integridade, transparência, economia não registada, bem como da fraude, corrupção e branqueamento, incluindo o seu controlo e prevenção”.

Para se candidatarem, os/as interessados/as devem submeter “um trabalho original, inédito, atual e inovador”  nas áreas referidas acima, já publicado ou a decorrer.

Os trabalhos – que devem obrigatoriamente ser redigidos em português – podem ser enviados para o endereço premio.prof.pimenta.obegef@gmail, juntamente com a identificação do título do trabalho, a identificação do(s) autores(s), um breve sumário explicativo e uma declaração, sob compromisso de honra, relativa à autoria e originalidade do trabalho.

Os trabalhos submetidos serão posteriormente apreciados e avaliados de acordo com a sua originalidade, qualidade, pertinência, atualidade e objetividade, por um júri composto por três elementos indicados pela direção do OBEGEF, pela FEP e pela família do Professor Carlos Pimenta.

O Prémio Professor Carlos Pimenta, no valor de 5.000 euros, será entregue em ato público a realizar em local e data a indicar.

Para mais informações, consultar o Regulamento do Prémio Professor Carlos Pimenta 2023.

Uma referência no combate à fraude

Com esta iniciativa, o OBEGEF e a FEP prestam assim homenagem a Carlos Pimenta, professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia e Professor Emérito da Universidade do Porto que faleceu em outubro de 2022.

Fundador do Observatório de Economia e Gestão de Fraude e antigo Pró-Reitor da U.Porto, Carlos Pimenta marcou várias gerações de estudantes e investigadores da FEP, instituição a que dedicou mais de 40 anos ao serviço do ensino e da investigação.

Em junho de 2012, foi o primeiro português a ser distinguido com o prestigiado prémio Outstanding Achievement in Outreach / Community Service, atribuído pela Association of Certified Fraud Examiners (ACFE), a maior organização mundial de combate à fraude.