Carlos Pimenta, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), fundador e antigo Presidente do Observatório de Economia e Gestão de Fraude (OBEGEF), faleceu esta terça-feira, aos 74 anos, vítima de doença prolongada.

Com um percurso ligado à Economia Portuguesa, Economia Africana, Economia Não-Registada, Fraude entre outros, Carlos Pimenta marcou várias gerações de estudantes e investigadores da FEP, instituição a que dedicou mais de 40 anos ao serviço do ensino e da investigação.

Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (atual ISEG), Carlos Pimenta trocou a capital, onde nasceu, pelo Porto, no ano quente de 1974. Não mais voltaria. Professor na FEP desde 1975 (catedrático desde 1997), assinou uma vasta obra científica nas áreas de Economia Portuguesa e Economia Africana (é membro fundador do Centro de Estudos Africanos da U.Porto).

Entre 1988 e 1998, desempenhou as funções Pró-Reitor da Universidade do Porto para a Informatização Administrativa e para a Cooperação com África.

Em junho de 2012, foi o primeiro português a ser distinguido com o prestigiado prémio Outstanding Achievement in Outreach / Community Service, atribuído pela Association of Certified Fraud Examiners (ACFE), a maior organização mundial de combate à fraude.

Carlos Pimenta deu a Última Aula na FEP em setembro de 2018.

“Uma perda irreparável para a Universidade e para a academia portuguesa”

Numa nota assinada pelo Conselho Executivo da faculdade, a FEP já manifestou o seu “profundo pesar” pela morte do antigo docente. Já o OBEGEF recorda o “querido Amigo e Sócio Fundador” como “uma referência maior de inspiração e motivação para todos”.

Também o Reitor da Universidade do Porto manifestou o seu pesar, em nome de toda a comunidade académica, pelo desaparecimento de Carlos Pimenta.

“A morte do Professor Carlos Pimenta constitui uma perda irreparável para a Universidade do Porto e para a academia portuguesa. O seu contributo para o ensino e estudo das Ciências Económicas é inegável, em particular pelo papel decisivo que desempenhou na fundação e direção do Observatório de Economia e Gestão de Fraude, que perdurará para sempre como um dos seus maiores legados à academia e ao país”.

Citando como exemplo os onze anos em que Carlos Pimenta desempenhou as funções de Pró-Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira nota que “o trabalho extenso que o Professor Carlos Pimenta dedicou à prevenção da fraude económico-financeira é apenas um reflexo da sua imensa dedicação à causa pública, consumada em centenas de projetos e dezenas de cargos de gestão académica”.

O funeral de Carlos Pimenta realiza-se esta tarde, em Matosinhos, e será reservado à família.