Estão abertas, até 26 de fevereiro de 2024, as inscrições para o “Popular Science Lectures: The Dark Side of the Universe”, um webinar inserido no âmbito da European University Alliance for Global Health (EUGLOH) e liderado pela Universidade de Paris-Saclay (França).

A decorrer em formato virtual e em inglês, no dia 27 de fevereiro de 2024, a partir das 12h00 (hora de Portugal Continental), esta sessão – com duração prevista de 60 minutos – oferece aos participantes a oportunidade de compreenderem de forma mais aprofundada a história do Universo e de explorarem as interseções entre a ciência, a cultura e a educação.

Serão abordados conceitos como matéria escura e energia escura e de que forma são medidos pelos cientistas, num método que combina a teoria e a observação. Vários conceitos astronómicos complexos serão desconstruídos e tornados acessíveis para o público geral, com o recurso a imagens de missões espaciais recentes.

No final do webinar, os participantes receberão um certificado de participação.

As inscrições são gratuitas e estão abertas a toda a comunidade académica (estudantes, investigadores, pessoal docente e técnico) das universidades que integram a Aliança.

Para mais informações, consultar a página do webinar ou enviar um email para [email protected] (Macarena Furque / Universidade de Paris-Saclay).

Sobre a EUGLOH

A Aliança EUGLOH – European University Alliance for Global Health é uma iniciativa piloto financiada pela Comissão Europeia através do Programa Erasmus+. É composta por 9 Universidades Europeias: a Universidade do Porto, a Universidade de Lund (Suécia), a Universidade Ludwig Maximilian de Munique (Alemanha), a Universidade de Szeged (Hungria), a Universidade de Paris-Saclay (França), a Universidade de Alcalá (Espanha), a Universidade de Tromsø – Universidade Ártica da Noruega (Noruega), a Universidade de Novi Sad (Sérvia) e a Universidade de Hamburgo (Alemanha).

Descubra mais oportunidades EUGLOH na página da Aliança.