Os novos mestrados em Engenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), com candidaturas abertas até 22 de junho, dão-se a conhecer ao exterior a partir de um conjunto de “microsites”. Trata-se de um projeto multimédia alargado que consistiu no desenvolvimento de websites com conteúdos atrativos para os potenciais candidatos, incluindo testemunhos de estudantes e alumni, numa abordagem dinâmica de vídeos curtos que incidem sobre diversos aspetos da vivência no curso.

Oferecidos em exclusivo pela FEUP ou em conjunto com outras Unidades Orgânicas da U.Porto, os 10 Mestrados que deram o mote a este projeto foram Bioengenharia (em conjunto com o ICBAS), Engenharia do AmbienteEngenharia CivilEngenharia e Gestão IndustrialEngenharia Eletrotécnica e de ComputadoresEngenharia Informática e ComputaçãoEngenharia de MateriaisEngenharia MecânicaEngenharia Química e Engenharia de Minas e Geo-Ambiente.

“Perspetivando o fim dos mestrados integrados e tendo em vista a melhoria da comunicação com o exterior, a Direção da FEUP decidiu no final de 2018 dar início a este projeto. Na sua génese esteve a definição de uma estratégia de comunicação concertada ao nível dos diversos ciclos de estudo. Desta forma, a FEUP disponibiliza os recursos necessários à criação facilitada de uma presença Web aos atuais e futuros ciclos de estudo”, admite Carla Teixeira Lopes, pró-Diretora para a área da Comunicação da Faculdade de Engenharia.

“Esta necessidade de comunicação dos novos cursos trouxe uma oportunidade de reforço do branding da FEUP, e este projeto acaba por refletir uma importante vertente da estratégia de marketing digital da faculdade”, afirma Liliana Carvalho, project leader e coordenadora da área de Marketing. “Nesta primeira fase foram produzidos 30 vídeos de cerca de 1 minuto/cada e recolhidos mais de 50 novos testemunhos de estudantes e alumni; foi um mega projeto apenas possível com a colaboração de docentes, técnicos, investigadores e estudantes dos vários cursos, que desde o início apoiaram inteiramente a ideia”, acrescenta.

Ao projeto aderiram também já alguns cursos de Mestrado Independente (MultimédiaCiência da InformaçãoEngenharia de Software e Engenharia de Serviços e Gestão), estando em análise o alargamento aos Programas Doutorais. “Este será um projeto em constante evolução, seja pela integração de outros ciclos de estudo, seja pela necessidade constante de produção de novos conteúdos digitais ou mesmo de melhoramento do que foi feito até aqui”, prevê Liliana Carvalho.

A par dos microsites de cursos foi também lançado o Site Estudar, uma nova plataforma voltada para o público externo que funciona como montra de toda a oferta formativa da FEUP, em breve também disponível em inglês.

Informações sobre candidaturas aqui.