Depois de ter reaberto as portas no passado dia 22 de junho, a Casa Comum da Universidade do Porto, em parceria com o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), preparou um mês de julho recheado de cultura para todos os gostos e públicos.

A realizarem-se ao ar livre e com entrada gratuita (mediante marcação prévia), as Noites no Pátio do Museu vão decorrer de terça-feira a sábado, a partir das 21h30, no pátio do polo central do MHNC (com entrada pelo Jardim da Cordoaria).

A iniciativa arranca já no dia 1 de julho, quarta-feira, com uma conversa sobre “A Voz dos Objetos |Os dinossauros do MHNC-UP”, liderada pelo investigador João Muchagata. Ainda esta semana, será possível assistir a um concerto dos Andor Violeta (2 de julho), ou testemunhar o arranque do ciclo de cinema DOC ÍNDEX: Documentários Proibidos (3 de julho).

Até final do mês, haverá ainda espaço para sessões de poesia na companhia de Adolfo Luxúria Canibal (7 de julho), ou de Andreia C. Faria, (21 de julho), para desafiar a imaginação numa sessão de Ilusionismo com Gonçalo Gil (30 de abril), num total de 23 eventos que tocam ainda áreas como a dança e os debates.

A agenda completa das Noites no Pátio do Museu pode ser consultada aqui.

Segurança garantida

Para garantir a segurança de todos, todas as medidas de segurança foram asseguradas. O espaço, para além de ter limitado para um terço a capacidade total de ocupação. A higienização das mãos e a desinfeção do calçado será também obrigatória.

Sobre a retoma das atividades culturais presenciais, Fátima Vieira, Vice-Reitora da U.Porto para a Cultura, reafirma a importância da iniciativa para facilitar o processo de desconfinamento. “Se dúvidas houvesse, ficariam esclarecidas: o confinamento teria sido bem mais difícil se a cultura não tivesse entrado diariamente em nossa casa.”

Cultura ao domicílio

Reinventar foi palavra de ordem na Casa Comum em tempos de pandemia. E para continuar a levar a cultura a um bom porto, a solução foi digital. Nos últimos três meses, 26 podcasts e 180 episódios que, como afirma Fátima Vieira, contribuem para o objetivo de “promover o pensamento crítico e o conhecimento como formas de construção de uma sociedade hospitaleira, inclusiva e participativa.”

Ainda sobre os podcasts, a Vice-Reitora garante a criação de novas rubricas, a partir de agora a coabitar com os eventos físicos, há muito aguardados. Para além dos podcasts e das Noites no Pátio do Museu, as exposições do Arquiteto Telmo Castro e da Porto Cartoon nas Galerias I e II da Casa Comum até 18 de setembro.