Natural de Lisboa, Maria Leonor Teixeira fez bem o trabalho de casa antes de se candidatar ao Mestrado Integrado em Arquitetura da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). “Para além de a U.Porto apresentar a nota de entrada mais elevada de arquitetura do país, o que por si só revela o prestígio da faculdade, foram o programa e o método de ensino que me motivaram”, confessa.

Atualmente no 2º ano do curso, a estudante de 19 anos mostra-se, ainda assim, surpreendida com o que encontrou na «Escola do Porto». “Apesar de saber previamente que o curso é extremamente exigente e prático, não estava à espera do bom ambiente de trabalho de turma e de ano que se criou”. Mesmo quando o mundo “parou” devido à pandemia. “Senti-me muito apoiada, mesmo à distância”, reconhece.

A tudo isto, Maria Leonor retribuiu com muito trabalho e talento. Com uma média final de 17,8 valores, esta futura arquiteta será a representante da FAUP entre os 21 estudantes da U.Porto que vão ser distinguidos com o Prémio Incentivo 2021. Uma “sensação” que “gostava de retribuir aos meus colegas e professores que tanto me ajudaram e motivaram”.

– O que te motivou a escolher a Universidade?

Para além de a U.Porto apresentar a nota de entrada mais elevada no curso de arquitetura do país, o que por si só revela o prestígio da faculdade, foram o programa e o método de ensino, que atribui especial importância ao desenho como ferramenta de projeto, que me motivaram a escolher a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP).

– O que gostaste mais no primeiro ano da faculdade?

Apesar de saber previamente que o curso é extremamente exigente e prático, não estava à espera do bom ambiente de trabalho de turma e de ano que se criou.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

No ano que passou, a faculdade conseguiu dar uma resposta célere às condições atípicas com que nos deparamos, senti-me muito apoiada, mesmo à distância. No entanto, considero que estudantes de língua estrangeira ainda não sintam o mesmo apoio, especialmente nas aulas não presenciais.

– Qual a importância do prémio incentivo para ti?

É extremamente satisfatório ver o esforço e empenho deste primeiro ano de curso serem reconhecidos, sensação esta que gostava de retribuir aos meus colegas e professores que tanto me ajudaram e motivaram.

– Como vês o teu futuro daqui a 10 anos?

É difícil saber ao certo o que o futuro me espera , não gosto de limitar as minhas opções, mas sem dúvida gostaria de ter tido uma experiência de estudo no estrangeiro.

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Desafiante.