A última vez que se tinha registado um bloom de Notiluca scintilans junto ao Terminal de Cruzeiros de Leixões fora em setembro de 2018. Quase dois anos depois, aquele fenómeno naturalvulgarmente designado por “maré vermelha” – voltou a ser observado por investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP), desencadeando o “movimento” que, ao longo dos últimos dias, permitiu a toda a comunidade testemunhar um espectáculo luminoso digno de um conto de fadas…

Foi na manhã de quarta-feira, 22 de julho, que o diretor do CIIMAR, Vítor Vasconcelos, detetou pela primeira vez a presença de manchas alaranjadas junto ao molhe sul do Porto de Leixões.

Para a maior parte das pessoas, uma mancha deste tipo poderia sugerir algum tipo de derrame de uma embarcação e induzir em erro sobre a segurança da água das praias junto ao local, em plena época balnear. Mas, para o olho experiente do investigador, a cor e o tipo de dispersão indicavam algo muito diferente.

Após a recolha de uma amostra na praia de Matosinhos, a investigadora do CIIMAR Maria Portela confirmou a presença de um bloom da espécie Notiluca scintillans, um dinoflagelado que exibe bioluminescência.

Este fenómeno, que é vulgarmente designado por “maré vermelha”, resulta do contacto de águas mais quentes e salinas com águas adjacentes de afloramento, mais frias e ricas em nutrientes gerando uma concentração invulgar de espécies não tóxicas como Notiluca scintillans, várias espécies de diatomáceas, ou da espécie de ciliado Mesodinium rubrum.

Neste caso, a elevada concentração da espécie Notiluca scintillans tem a capacidade de produzir substâncias que tornam os blooms bioluminescentes, fenómeno particularmente visível durante a noite na rebentação das ondas.

“Onda” de partilhas

Numa época em que as tecnologias são um meio de comunicação por excelência, bastou uma publicação nas redes sociais para fazer um convite generalizado para a comunidade se juntar aos investigadores do CIIMAR para a assistir a um espetáculo noturno que foi visível nas praias de Matosinhos, Foz do Douro, Gaia, Leça da Palmeira e Perafita.

O alerta permitiu que centenas testemunhassem o fenómeno raro que reproduz a magia de blooms permanentes, como é o caso da Lagoa Luminosa na Jamaica.

O espetáculo luminoso foi visível em várias praias de Matosinhos, Foz do Douro, Gaia, Leça da Palmeira e Perafita. (Foto: João Azevedo)

Em jeito de agradecimento, muitos foram os que partilharam o registo fotográfico deste fenómeno com o CIIMAR, o que permitiu perceber o nível de dispersão do bloom ao longo da costa.

Seguem alguns registos do espectáculo que nos foi oferecido na noite de ontem! Tens registos da maré vermelha que…

Publicado por CIIMAR / CIMAR Associate Laboratory em Quinta-feira, 23 de julho de 2020

Para o CIIMAR, o momento permitiu partilhar com todos o seu entusiasmo e inspiração pelo ecossistema tão vasto e desconhecido que é o Oceano, ao promover um momento espontâneo de literacia e conexão com a natureza, uma importante missão do centro de investigação.