“A Universidade do Porto tem vários testemunhos da sua qualidade de ensino e formação”, e foi isso que levou Marco Vilas Boas a escolher a licenciatura em Engenharia Informática e Computação, lecionada em conjunto pelas faculdades de Engenharia e de Ciências, para dar início à sua caminhada profissional.

Uma das coisas que destaca do seu primeiro ano foram as “imensas oportunidades para participar em projetos/núcleos de estudantes” que lhe permitiram dar os primeiros passos em áreas do seu interesse. Quanto às próximas etapas da sua vida, Marco Vilas Boas confessa não “ponderar muito sobre o futuro”, mas espera que o destino se alinhe para que possa “trabalhar em algo que goste” .

Com uma média de 19,45 valores, uma das mais altas de entre os 20 estudantes distinguidos com o Prémio Incentivo 2023, Marco Vilas Boas vê esta distinção como um “reconhecimento” que “representa a recompensa que advém de fazer o que gosto com dedicação e qualidade”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

A Universidade do Porto tem vários testemunhos da sua qualidade de ensino e formação, bem como a ótima preparação que dá aos seus alunos após conclusão do ciclo de estudos, seja ele no mundo profissional ou académico. Além disto, a localização também foi algo que me agradou. O conjunto destes fatores levou-me a fazer esta escolha, que se revelou muito boa.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

O que mais me agradou no primeiro ano foi ver que tinha ao meu dispôr imensas oportunidades para participar em projetos/núcleos de estudantes, permitindo trabalhar em áreas do meu interesse ao mesmo tempo que faço novos amigos. Além disso, existem também diversos convívios que ajudaram à minha integração na comunidade.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

O principal aspeto que gostava de ver melhorado na Universidade do Porto é a distância entre faculdades. Sei que não é uma tarefa fácil, mas, por exemplo, no meu caso, o meu curso é dividido entre a faculdade de engenharia e a de ciências, contudo a distância entre as duas dificulta imenso o potencial contacto que poderia ter com estudantes da faculdade de ciências que partilham os meus interesses e gostos.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

O Prémio Incentivo faz-me sentir reconhecido pela Universidade e representa a recompensa que advém de fazer o que gosto com dedicação e qualidade.

– Como vês o teu futuro daqui a 10 anos?

Não costumo ponderar muito sobre o futuro, contudo creio que estarei com certeza a trabalhar em algo que goste e que me desafie, seja isso ligado à investigação, ao ensino ou ao mundo empresarial.

– Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

Divertida!