Luís Filipe Malheiros, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), tomou posse na passada quinta-feira, 5 de março, como novo diretor do Centro de Materiais da Universidade do Porto (CEMUP).

Com uma vasta atividade académica, o sucessor de Carlos Sá – que se aposentou no final de 2019 – na direção do CEMUP faz parte da génese do atual Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais da FEUP. Grande impulsionador da colaboração entre a Universidade e o tecido empresarial, procurou estreitar ligações e promover a entrada dos estudantes desde cedo no universo profissional.

A par com a Direção do CEMUP, Luís Filipe Malheiros acumula igualmente a Direção do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da FEUP. Na Faculdade de Engenharia, é também Diretor do Programa Doutoral em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PDEMM) e Membro da Comissão Científica dos Mestrado Integrado e Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente.

No campo da investigação, encontra-se ligado ao Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial e ao Centro de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra.

Em paralelo com a carreira universitária, assumiu cargos de Direção em Empresas como a VICOMINAS (Minas de Campeã), a FERESPE (Fundição de Ferro e Aço), e ainda da Associação Portuguesa de Fundição e do Centro Profissional da Indústria da Fundição.

Sobre o CEMUP

Criado em 1981, a partir da instalação do primeiro Laboratório de Microscopia Eletrónica de “Varrimento e Microanálise por Raios-X (SEM/EDS)” na U.Porto, o CEMUP tem por missão o apoio à investigação e desenvolvimento e à formação científica e técnica na área dos materiais, tanto no seio da Universidade, como em parceria com outras universidades, instituições públicas e privadas, e empresas.

Operando num quadro de cooperação entre a Universidade os Laboratórios e Centros de Investigação e a Indústria, o CEMUP coloca os seus laboratórios à disposição das equipas de investigação e dos técnicos da indústria, promovendo também a realização de ações de formação científica e técnica de quadros de nível superior