É uma das mais prestigiadas comunidades Ibero-Americanas de Engenharia Química e acaba de anunciar a atribuição da Medalha de Excelência em I&D&i a José Luís Figueiredo, professor Emérito da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Na origem desta distinção, “o reconhecimento pela carreira extraordinária na investigação na área da catálise e dos materiais”, avança o Congresso Ibero-Americano de Engenharia Química – CIBIQ, em comunicado oficial.

“Foi com muita emoção (e alguma surpresa) que tomei conhecimento da atribuição da Medalha de Excelência em ID&i CIBIQ 2023. Ao longo da minha carreira, privilegiei sempre as colaborações ibero-americanas, pelo que este prémio tem para mim um significado muito especial. Agradeço ao CIBIQ por esta prestigiosa distinção, e ao Colégio de Engenharia Química da Ordem dos Engenheiros, a quem devo a apresentação da minha candidatura”, refere José Luís Figueiredo.

Os Prémios CIBIQ têm como objetivo reconhecer, incentivar e promover a excelência no desenvolvimento da atividade profissional, na academia e/ou na indústria, entre o coletivo iberoamericano. Têm também como missão promover, desenvolver e divulgar o trabalho da Engenharia Química nos países iberoamericanos ao serviço da Sociedade,

A entrega do prémio terá lugar durante o 2.º Congreso Iberoamericano de Ingeniería Química, que vai decorrer de 4 a 8 de junho, em Buenos Aires, Argentina.

Sobre José Luís Figueiredo

Licenciado em Engenharia Químico-Industrial pela FEUP em 1968, diplomado em Engenharia Química pelo Imperial College of Science and Technology (DIC) e doutorado pela Universidade de Londres, em 1975, José Luís Figueiredo iniciou a sua carreira docente na Faculdade de Engenharia em 1969. Professor Catedrático desde dezembro de 1979, dedicou-se, sobretudo, ao ensino dos processos químicos e da catálise.

Em 1975, criou, uma Linha de Investigação em Catálise Heterogénea, integrada no Centro de Engenharia Química (CEQ) da U.Porto e financiada pelo extinto Instituto Nacional de Investigação Científica. Ainda neste período, organizou e dirigiu três Cursos Avançados (NATO Advanced Study Institutes) sobre “Catalyst Deactivation” (1981), “Carbon and Coal Gasification” (1985) e “Carbon Fibres Filaments and Composites” (1989), acompanhando a evolução dos seus interesses de investigação.

Em 1991 coordenou o Núcleo FEUP do Instituto de Materiais (IMAT), financiado no âmbito do Programa CIÊNCIA. Foi nessa altura que criou o Laboratório de Catálise e Materiais (LCM), Unidade de Investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e que, em 2004, seria integrada no Laboratório Associado LSRE-LCM.

Autor de oito livros na área da Catálise Heterogénea e dos materiais de Carbono e responsável por mais de 30 projetos financiados, incluindo quatro europeus, José Luís Figueiredo publicou mais de 350 artigos científicos em revistas internacionais, que reúnem mais de 22.000 citações (um deles inclui-se como um dos artigos mais citados na área da Química em Portugal).

Participou como orador convidado em mais de 30 congressos científicos, é detentor de uma patente e orientou 18 teses de Doutoramento, nove teses de Mestrado e 30 investigadores a nível pós-doutoral. A sua obra mais recente é o livro “A Relevância da Indústria Química e o seu Contributo para a Sociedade”, publicado no âmbito das celebrações dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva.

Entre as várias distinções nacionais e internacionais que recebeu ao longo da carreira incluem-se: o Prémio “Estímulo à Excelência” (2004) atribuído pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior; o Prémio de Excelência Científica da FEUP (2011); o Prémio Ferreira da Silva 2014, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Química; o “Lee Hsun Research Award on Materials Science 2014”, com a chancela do Institute of Metal Research, Chinese Academy of Sciences; e o Prémio à Trajetória Científica em Catálise (Prémio Investigador Sénior FISOCAT 2018), atribuído pela Federação Ibero-Americana de Sociedades de Catálise. Em 2014 foi eleito para a Academia das Ciências de Lisboa, como membro correspondente da 3ª Secção – Química.

José Luís Figueiredo deu a sua Última Aula na FEUP em 2015, numa sessão que assinalou a sua jubilação. Um ano depois, recebeu o título de Professor Emérito da U.Porto.