O médico moçambicano João Schwalbach, especialista em saúde pública de renome internacional, será distinguido com a atribuição do título de Doutor Honoris Causa, no próximo dia 30 de setembro, às 17 horas, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

A cerimónia do Doutoramento Honoris Causa pela Universidade do Porto surge no âmbito da colaboração entre a FMUP e Moçambique e está enquadrada no 4.º Simpósio da Rede de Escolas Médicas de Língua Portuguesa (CODEM-LP), subordinada ao tema “Refletir o Presente, Construir o Futuro”, que irá celebrar a cooperação entre os países lusófonos, contando com a presença de vários dos seus representantes.

A proposta da FMUP, aprovada pela Universidade do Porto, visa enaltecer o papel de grande relevo desempenhado por João Schwalbach para a “melhoria substancial da qualidade do ensino da Medicina e da prática da saúde pública em Moçambique”.

Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, será o padrinho do doutorando e Manuel Sobrinho Simões, Professor Emérito da FMUP, estará encarregue de proferir o Elogio de João Schwalbach. A Mestre-de-cerimónias será Fátima Carneiro, Professora Catedrática da FMUP.

Sobre João Schwalbach

Nascido em Tete, Moçambique, em 1942, João Fernando Lima Schwalbach licenciou-se em Medicina pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo, em 1975, tendo obtido equivalência ao grau de licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em 1992.

Aquele que será o 102.º Doutor Honoris Causa da U.Porto tem desempenhado um papel de relevo nas áreas da Saúde Pública e da Ética Médica no seu país. Esteve à frente da Direção de Saúde da Cidade e da Província de Maputo, do Instituto Nacional de Saúde e do Centro Regional de Desenvolvimento Sanitário de Maputo da Organização Mundial de Saúde.

Foi também diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, além de membro dos Conselhos Académico e Universitário desta instituição. Foi igualmente presidente da Comissão Nacional de Combate ao HIV/SIDA e Coordenador do Centro Nacional de Coordenação do Programa Nacional de Combate ao HIV/SIDA, em Moçambique.

João Schwalbach é o atual presidente da Associação Moçambicana de Saúde Pública (AMOSAPU), do Comité Nacional de Bioética para a Saúde de Moçambique (CNBS), da Mesa da Assembleia Geral da Associação Moçambicana para o Estudo da Dor e da Mesa da Assembleia Geral da Associação dos Médicos Escritores e Artistas de Moçambique (AMEAM).

É ainda Coordenador do Projeto LusoAfro-Bioethics – Fortalecimento dos Comités de Bioética nos Países Africanos de Língua Portuguesa, bem como diretor da Escola Superior de Ciências de Saúde do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM) e membro do Comité Técnico Consultivo da Malária desse país.

Cumulativamente, João Schwalbach é um reconhecido precursor da criação de canais de colaboração com instituições moçambicanas e estrangeiras, nomeadamente com a FMUP. Em conjunto com esta última instituição, desempenhou um papel crucial na educação de várias gerações de profissionais de saúde portugueses e moçambicanos, num esforço de desenvolvimento da investigação científica, pioneiro na melhoria da assistência médica em Moçambique.