O psicólogo e psiquiatra João Marques Teixeira, Professor associado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), jubilou-se no passado dia 4 de maio, culminando assim uma ligação de mais de 35 anos ao ensino na FPCEUP.

Detentor de um percurso amplamente reconhecido tanto no domínios da psiquiatria como da psicologia, João Marques Teixeira, 70 anos, licenciou-se em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP), tendo aí iniciado a carreira docente em 1975, lecionando as aulas práticas de Anatomia Topográfica.

Com especialização em Psiquiatria desde 1983, recebeu, dois anos depois, o título de psicoterapeuta antropoanalista pela Sociedade Portuguesa de Antropoanálise. Nesse altura, já havia iniciado a sua ligação ao Hospital Conde Ferreira, instituição onde foi assistente de 1979 a 1991, tendo ainda desempenhado o cargo de diretor clínico de 2002 a 2006.

A ligação à FPCEUP iniciou-se em 1983, quando assume o cargo de assistente convidado na disciplina de Psicofisiologia. Em 1991, conclui o doutoramento em Psicologia na mesma faculdade e assume a regência da disciplina de Psicofisiologia como Professor Auxiliar. Dois anos depois, ascende a Professor Associado.

Da docência à investigação

Em paralelo com a docência, que exerce igualmente no programa doutoral em Neurociências da FMUP e nos cursos – que ajudou a implementar – de mestrado e doutoramento inter-faculdades em Ciências Forenses, João Marques Teixeira detém um percurso profissional e científico de relevo, tendo contribuído para a criação de linhas de investigação fundamentais e aplicadas em psiquiatria e saúde mental.

Autor de mais de duas centenas de publicações, publicou 11 livros, sete capítulos de livros e mais de seis dezenas de artigos em revistas nacionais e internacionais com elevado fator de impacto, e foi investigador principal em mais de 35 projetos financiados.

Do trabalho enquanto investigador, destaca-se a criação de um modelo de neuro-melhoramento e neuroterapia por neurofeedback, cognição normal e patológica e reabilitação em Saúde Mental.

Grande parte deste trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Psicofisiologia da FPCEUP (atual Laboratório de Neuropsicofisiologia), que fundou em 1983. João Marques Teixeira foi, de resto, o responsável pela definição da política de investigação do Laboratório e das principais linhas que acabariam por definir a sua especificidade até à atualidade.

João Marques Teixeira na Conferência de abertura do Congresso Mundial de Psiquiatria, em 2019. (Foto: DR)

Para além da academia

Com mais de 35 anos de experiência na prática clínica em Psiquiatria, João Marques Teixeira notabilizou-se também pelos cargos de relevo que desempenhou/desempenha nalguns dos mais importantes organismos nacionais na área da Saúde Mental.

Fundador e presidente da Associação Portuguesa de Neurofeedback e Neurotecnologia e da Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Centrada no Cliente e Abordagem Centrada na Pessoa, é presidente-cessante da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM) e fundou a Associação Portuguesa de Grupos Balint, da qual é Presidente Honorário. É ainda Membro Honorário da World Psychiatric Association.

Do percurso do agora professor jubilado da FPCEUP destaca-se igualmente o trabalho desenvolvido enquanto Presidente do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos. Foi nessa qualidade que propôs, em 2014, a criação da sub-especialidade em Psiquiatria Forense, título que receberia três anos mais tarde. Já em 2016, propôs a criação da Competência em Adictologia Clínica, que recebeu em 2019.