As investigadoras Rita Mota, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), e Marisa da Silva Graça, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) conquistaram a edição deste ano dos prémios da Fundação Eng. António de Almeida, atribuídos recentemente durante a cerimónia do Dia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

No valor de 1500 euros, este prémio tem como objetivo distinguir a melhor tese de doutoramento, defendida na FCUP entre 2017-2019, na área científica das Ciências da Vida, Ciências Agrárias e Arquitetura Paisagística.

A tese de doutoramento em Biologia de Rita Mota focou-se particularmente no estudo de um polímero extracelular produzido por uma cianobactéria marinha, com o objetivo de o aplicar nas áreas de biotecnologia e biomedicina. O trabalho desenvolvido, nomeadamente a produção em maior escala e a extensa caracterização deste novo biopolímero, permitiu descobrir a sua potencialidade.

“O conhecimento obtido será muito valioso para uma futura implementação de sistemas inovadores de remoção de metais de águas residuais baseados em polímeros naturais”, explica a jovem investigadora.

Os resultados obtidos, adianta ainda Rita Mota, “aumentam a viabilidade da exploração comercial sustentável deste tipo de biopolímeros, contribuindo para o crescimento da Economia Azul e promovendo uma economia circular com responsabilidade social e ambiental”.

Para além de integrarem vários artigos científicos e apresentações nacionais e internacionais, os trabalhos de doutoramento da investigadora contribuíram também para a submissão de dois pedidos de patente internacional e para a implementação de três projetos de interface academia/indústria, sendo um deles internacional. O potencial translacional e o impacto económico e social destes projetos foram já reconhecidos com sete distinções diferentes (nacionais e internacionais). Para além disso, acrescenta, “os dados que estão atualmente a ser adicionados aos resultados obtidos durante o meu doutoramento podem resultar em contrato(s) de licenciamento ou em spin-off(s) visando a comercialização de novos materiais/produtos de origem biológica”.

Rita Mota frequentou o Programa Doutoral em Biologia da FCUP de 2013 a 2017 e teve como orientadora Paula Tamagnini, docente na FCUP e líder de grupo de investigação do i3S «Bioengineering & Synthetic Microbiology», e como co-orientadores Roberto De Philippis (docente e líder de grupo na Universidade de Florença, Itália) e Sara Pereira, investigadora no i3S.

Tese demonstra “desigualdade ambiental” no Porto

A tese de doutoramento de Marisa Silva Graça foi outra das premiadas pela Fundação Eng. António de Almeida. A doutorada em Arquitetura Paisagista pela FCUP investigou os ecossistemas urbanos (SEU) fornecidos pelas áreas verdes como a remoção de poluentes atmosféricos, o sequestro de carbono e escoamento de águas pluviais e usou como o caso de estudo a cidade do Porto.

“Pretendeu-se saber quais os espaços verdes que geram mais SEU, onde e porquê”, explica a investigadora. Para tal, acrescenta, “foi desenvolvida uma metodologia baseada na aplicação pioneira em Portugal da ferramenta de modelação i-Tree Eco, desenvolvida pelo USDA Forest Service”.

Uma das conclusões a que chegou neste trabalho é que, na cidade do Porto, há uma “desigualdade ambiental”. “Áreas socioeconomicamente mais favorecidas têm melhor acesso a SEU fornecidos pelas árvores urbanas do que as zonas mais carenciadas da cidade”, concluiu.

De acordo com Marisa da Silva Graça, a investigação nesta área é “ainda incipiente e pouco operacionalizada para as necessidades de quem desenha e gere os espaços”.

Marisa Silva Graça, investigadora no Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente, da FEUP, frequentou o Doutoramento em Arquitetura Paisagista de 2012 a 2018 e teve como orientador Mário Cunha, docente na FCUP. A investigadora está agora a trabalhar num projeto europeu com parceiros suecos, noruegueses e holandeses, centrado no desenvolvimento e implementação de um Sistema Participativo de Gestão de Risco associado às alterações climáticas