A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) assinalou, na passada quarta-feira, dia 14 de outubro, o seu 109º aniversário de forma diferente dos anos anteriores. De fitas amarelas e pretas, com as devidas distâncias, e com um número limitado de convidados, o Auditório Ferreira da Silva foi palco de uma celebração marcada pela adaptação da FCUP aos tempos de pandemia.

Com o lema “Ciência: conhecer mais para temer menos”, inspirado em Marie Curie, o Dia da FCUP 2020 abriu com as palavras da diretora Ana Cristina Freire, que destacou todas as mudanças que existiram na faculdade devido à Covid-19 e apelou a uma postura de “responsabilidade social e de agente de saúde pública” por parte de toda a comunidade, e em particular dos estudantes, dentro e fora do Campus da Faculdade de Ciências. “Façam das aulas momentos de grande prazer, cumprindo as regras de higiene e de segurança da FCUP”, exortou a diretora.

Para Ana Cristina Freire, este período de pandemia desenvolveu na faculdade a capacidade de se “adaptar a imprevistos e reinventar em tempo real”. E foi o que aconteceu com o ensino: “Mudámos praticamente de um dia para o outro do ensino presencial para o ensino a distância”. “Ganhámos em tempo recorde competências nestas áreas”, reforçou.

EUGLOH representada

Numa cerimónia que procurou também enfatizar a importância das ciências fundamentais em tempos de Covid-19, falou-se ainda de internacionalização. Diretamente de Paris, a oradora convidada, Sandrine Lacombe, coordenadora da European Alliance for Global Health (EUGLOH), consórcio em que a Universidade do Porto é parceira, falou precisamente sobre o impacto da pandemia na estratégia de internacionalização.

A Professora Catedrática e Vice-Reitora na Universidade de Paris-Saclay salientou a importância das parcerias e da melhoria da internacionalização em casa e da “mobilidade virtual”, através, por exemplo, de cursos online.

Para além de Sandrine Lacombe, houve também lugar às intervenções do colaborador Daniel Pereira, responsável pelo Núcleo de Tecnologias Educativas da FCUP e pelo ensino a distância na faculdade, do Presidente da Associação de Estudantes, João Fonseca, e do Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira.

A coordenadora da EUGLOH, Sandrine Lacombe, foi a oradora convidada do Dia da FCUP 2020. (Foto: Egidio Santos/FCUP)

Prémio Centenário pela primeira vez no feminino

Um dos momentos altos do Dia da FCUP 2020 foi a entrega do Prémio Centenário, entregue, à semelhança do ano passado, a duas personalidades de referência na história recente da faculdade e da universidade.

Os distinguidos foram Pedro Ventura Silva, docente do departamento de Matemática, que assumiu, aos 44 anos, a direção da FCUP, entre julho de 2009 a abril de 2010, e Maria João Ramos, docente e investigadora da FCUP, e a primeira mulher a receber este prémio.

Os docentes Maria João Ramos (à esq.) e Pedro Ventura Silva (à dir.)receberam o Prémio Centenário 2020 das mãos de Ana Cristina Freire, diretora da FCUP. (Foto: Egidio Santos/FCUP)

A cerimónia, que foi mais curta do que o habitual, contou ainda com as atuações das tunas académicas da FCUP, Javardémica e Cientuna e com uma homenagem aos estudantes, funcionários docentes e não docentes, estudantes, associações e núcleos estudantis que mereceu este ano um destaque numa página dedicada ao Dia da FCUP.