Eva Lopes (à direita, na foto) frequenta o 2.º ano do Mestrado em Ciências do Mar – Recursos Marinhos do ICBAS. (Foto: DR)

É um dos destinos turísticos mais famosos da Europa, mas padece de problemas graves ao nível da poluição e da conservação ambiental. E é para ajudar a resolvê-los que nasceu o “Ibiza SSMILE- Smart, Sustainable, Multifunctional and Inclusive Europe”. A ideia tem a assinatura de Eva Lopes, estudante do Mestrado em Ciências do Mar – Recursos Marinhos no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e investigadora do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR-UP), da Universidade do Porto, e conquistou o prémio “The Out-of-the-box Creative Price”, atribuído no âmbito da UGent Blue Growth Summerschool, promovida pela Universidade de Gante (Bélgica).

Tudo começou no segundo semestre do ano letivo passado, quando a jovem investigadora começou a interessar-se pelos conceitos de “Blue Growth” e “Blue Economy. Daí até à candidatura à “Blue Growth Summer School 2019” seria um pequeno passo. Já na Bélgica, participou, durante duas semanas (9 a 20 de setembro), em palestras sobre os setores marinhos e marítimos dadas por profissionais da área, sempre na presença de comissários da União Europeia e funcionários da DG MARE.

No último dia do curso, os participantes, divididos em equipas, foram desafiados a apresentar uma ideia sobre temas que a UE está a apostar no contexto de um futuro mais azul. O grupo no qual Eva Lopes. se inseriu desenvolveu os temas do turismo costeiro e conversação costeira. O destino? Ibiza.

“Esta ideia de projeto serve-se do modelo da ilha de Ibiza, visto que é um destino de férias para todas as gerações embora seja também um local muito poluído e muito vulnerável ao nível da conservação devido aos 4 milhões de turistas por ano que têm comprometido a sua riqueza natural”, refere a estudante e investigadora da U.Porto.

A ideia vencedora propõe um conjunto de medidas para diminuir a poluiçao na ilha de Ibiza. (Foto: DR)

Menos carros e mais bicicletas

As ideias por trás do projeto promovem a redução das emissões de CO2, proibindo o uso de carros no centro da ilha e limitando o acesso de carro às praias e o incentivo do uso de bicicletas eléctricas e de shuffle bus eléctricos. Também se sugere apostar em trilhos pedestres para exploração da fauna e flora da ilha, assim como das praias rochosas.

Eva Lopes considera ainda que a sensibilização do público é essencial. “Como Ibiza é conhecida como a ilha das festas, sugerimos que parte do dinheiro do bilhete das festas seja utilizado para ajudar ONG’s ambientais e/ou para a construção de trilhos, e que a publicidade das festas seja totalmente digital, sem uso de flyers”, diz.

A redução da poluição dos plásticos também foi considerada pelos jovens investigadores. “Quisemos reduzir o uso do plástico ao máximo, promovendo a distribuição de copos de acrílico reutilizáveis.” Para as marinas, sugerem a instalação de caixotes de lixo sub-aquáticos, sendo que água e lixo entram quando a maré sobe mas o lixo fica retido no caixote quando a maré desce.

Ainda na perspetiva da sensibilização, a ideia de projeto prevê palestras em hotéis, dias abertos dos museus, melhor acesso às marinas para pessoas que apresentam menor mobilidade e mais investimento em atividades náuticas, como o surf e mergulho.

Em jeito de balanço sobre a participação na Blue Growth Summer School 2019, Eva Lopes salienta a importância do evento para “colocar em prática as ideias adquiridas durante o mestrado” e “abrir ideias” para o seu futuro profissional.