O investigador Bruno Sarmento, líder do grupo de investigação «Nanomedicines & Translational Drug Delivery» do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi recentemente nomeado membro do «College of Fellows» da maior sociedade científica internacional na área dos sistemas de libertação controlada de fármacos, a Controlled Release Society (CRS). O investigador torna-se assim o primeiro português a ser eleito conselheiro desta organização e um dos mais novos membros de sempre.

Esta nomeação acontece após proposta de pares e posterior avaliação do curriculum vitae do candidato na área científica em causa, assim como a divulgação e disseminação do trabalho desenvolvido.

Para Bruno Sarmento, integrar esta equipa representa “um orgulho imenso”. Por outro lado, “significa fazer parte de um grupo restrito de cientistas, mundialmente reconhecido devido aos seus trabalhos que originaram tecnologias translacionáveis e seguidas por muitos”.

Os conselheiros da CRS têm como missão ajudar a estabelecer as políticas científicas e de gestão da Sociedade. “Habituei-me a seguir o seu percurso científico, tendo-os com referência nos meus projetos científicos e na definição das linhas de investigação do meu grupo. E agora sou um deles e, de repente, transformo-me também numa referência para muitos. Obviamente que acarreta um grau de responsabilidade e de pressão ainda maior, mas que tenho muito gosto em sentir”, destaca o investigador do i3S.

Bruno Sarmento não tem dúvidas em relação ao mérito desta nomeação: “Só foi possível graças ao contributo de todos os antigos e atuais membros do meu grupo, sem exceção, que, com a sua dedicação e empenho nos diferentes trabalhos em que participaram, possibilitaram a descoberta de conhecimento e tecnologia inovadora. Por isso, este reconhecimento também é deles, assim como das instituições que me acolheram e que me têm proporcionado condições extraordinárias para desenvolver o meu trabalho”.

Sobre a Controlled Release Society

A CRS é uma sociedade científica internacional reúne especialistas académicos, da indústria e da área regulamentar dedicados à ciência da formulação e administração de fármacos, incluindo farmacêuticos, engenheiros, médicos e profissionais técnicos.

Sedeada nos Estados Unidos, a sociedade possui mais de cinco mil membros a nível mundial e está organizada em oito «Focus Groups».

Em 2018, Bruno Sarmento já tinha sido nomeado para presidir ao «Focus Group» da CRS dedicado à Nanomedicina.

Sobre Bruno Sarmento

Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP) em 2002, Bruno Sarmento concluiu o doutoramento em Nanotecnologia Farmacêutica na U.Porto em 2007, em colaboração com a Queen’s University (CA), a Universidade de Copenhaga (DK) e a Universidade de Santiago de Compostela (ES). De 2007 a 2012 ocupou uma posição de pós-doutorado na FFUP, em colaboração com a Universidade de Copenhaga.

Co-fundador e atual membro do conselho consultivo da Inovapotek, Bruno Sarmento entrou no INEB (atualmente integrado no i3S) em 2012, como investigador associado. Atualmente é líder do grupo de investigação «Nanomedicines and Translational Drug Delivery» no i3S, membro da direção do i3S Professor Associado Convidado no Instituto Universitário de Ciências da Saúde (CESPU) e professor visitante na Queen’s University, Belfast (Reino Unido).

Bruno Sarmento é também editor do «European Journal of Pharmaceutical Sciences» e membro do Conselho Consultivo Editorial de várias revistas internacionais de referência. A sua investigação centra-se no desenvolvimento de nanomedicinas funcionalizadas e na sua aplicação a nível farmacêutico e biomédico, nomeadamente nas áreas da diabetes, cancro e doenças infeciosas. Especializou-se também em modelos de engenharia de tecidos da mucosa para validar nanomedicinas.