O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, recebeu no passado dia 9 de novembro uma comitiva do Projeto iCoViP, constituída por universidades de cinco países europeus (França, Alemanha, Polónia, Portugal e Espanha) no âmbito do Programa Erasmus +.

O projeto iCoViP (Coleção Internacional de Pacientes Virtuais – Educação Digitalizada na Europa para além da pandemia) arrancou em 2021, impulsionado pela necessidade de formatos online imposta pela pandemia de Civid-19, e visa criar uma coleção de 200 pacientes virtuais interativos e multilingues – francês, inglês, alemão, polaco, espanhol e português – para serem utilizados por estudantes de Medicina e por jovens médicos.

O objetivo é disponibilizar esta ferramenta educativa até ao final de março de 2023, proporcionando um modelo de aprendizagem médica em ambiente com menos interações médico-doente.

De acordo com Idalina Beirão, docente e médica do ICBAS/CHUP responsável pelo projeto na U.Porto, “este projeto irá complementar o ensino com os doentes reais e reforçar a aprendizagem baseada em casos, a resolução de problemas e o raciocínio clínico”.