O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, acaba de lançar um novo website com o objetivo de promover o conceito de “One Health  / Uma Saúde” junto da comunidade académica e da sociedade em geral, e dar a conhecer forte contribuição da escola nesta área.

Mas o que distingue afinal o conceito de Uma Saúde? Com o aumento exponencial da população humana, da crescente urbanização, das alterações climáticas, da alteração dos padrões agropecuários, de um maior contacto entre animais domésticos e selvagens, entre outros fatores, favoreceu-se o aparecimento de doenças infeciosas e de problemas ambientais. Exemplo disso é o vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19 nos seres humanos, bem como uma série de eventos associados a outras zoonoses (doenças dos animais transmissíveis aos humanos), como HIV/Sida, H5N1/Gripe aviária, Ébola e Zica, que chamaram a atenção para o papel do Ambiente.

A abordagem Uma Saúde visa assim contribuir para uma resposta científica, técnica e adaptativa a estes problemas tão complexos através da promoção da articulação e colaboração entre especialistas e organizações (saúde, regulamentação, política) nas diversas áreas do conhecimento: médica, veterinária e ambiental.

Mas se o conceito ainda está pouco divulgado, mesmo entre os profissionais de saúde e de ciência, a visão Uma Saúde está patente há várias décadas na atividade de ensino e investigação do ICBAS. Assumindo-se desde as suas origens como uma instituição multidisciplinar nas Ciências da Vida, o ICBAS ocupa um espaço único em Portugal, integrando as três áreas básicas do conceito Uma Saúde (saúde humana, animal e ambiental), tanto no ensino como na investigação.

Desta forma, a missão do ICBAS passa por formar estudantes com uma perspetiva holística nos setores humano, animal e ambiental, promovendo igualmente a investigação interdisciplinar e sinérgica, dentro da instituição e em colaboração com outras entidades nacionais e internacionais, para melhorar a saúde pública de todos.

Novo site para desmistificar o conceito “One Health”

É então para levar Uma Saúde a toda a comunidade que nasce o onehealth.icbas.up.pt, um website criado por um grupo de trabalho formado por vários docentes do ICBAS, especialistas nas diferentes áreas que integram o conceito Uma Saúde. A saber: Adriano Bordalo e Sá (Ecologia e Saúde dos Ambientes Aquáticos), Carlos Vasconcelos (Imunologia clínica), João Niza Ribeiro (Saúde Pública e Epidemiologia Veterinária),Luísa Valente (Aquicultura, segurança e bem-estar dos animais aquáticos) e Mário Barbosa (Regeneração de tecidos), coordenador do grupo.

Recorrendo a uma linguagem acessível e conteúdos apelativos (acessíveis em Português e em Inglês e em permanente atualização), o novo website permite aos visitantes conhecer alguns dos projetos de investigação desenvolvidos no ICBAS na área Uma Saúde. Pelo meio, é possível descobrir pequenas histórias que visam exemplificar a abordagem Uma Saúde, bem como consultar todas as notícias publicadas sobre o Instituto no contexto desta abordagem.

O website disponibiliza ainda uma agenda com todos os eventos passados e futuros na área Uma Saúde que o ICBAS organizou ou nos quais participou.

Homepage do website “One Health” do ICBAS. (Imagem: DR)

Celebrar Uma Saúde a 3 de novembro

Entre os eventos disponíveis na agenda do site destaca-se o 1st Porto One Health Day , título da conferência científica que vai assinalar, no próximo dia 3 de novembro, o Dia Internacional “Uma Saúde”.

Organizado pelo ICBAS em parceria com algumas das principais Unidades de investigação da Universidade do Porto, este evento terá como convidada especial a médica e cientista norte-americana Laura H. Kahn, cofundadora da One Health Initiative e investigadora do Program on Science and Global Security na Woodrow Wilson School of Public and International Affairs da prestigiada Universidade de Princeton (EUA).

O evento decorrerá em formato híbrido (presencial e online). A participação é gratuita, mas sujeita a um registo prévio.

Mais informações aqui.