Iniciado em 2015, o projeto MinDog (Minerais Orgânicos na Alimentação de Cães), que juntou o tecido empresarial e o mundo académico através de uma parceria entre a SORGAL, a ALLTECH, a Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da U.Porto (ICBAS), chegou agora à sua fase de conclusão.

A sessão de encerramento aconteceu a 27 de novembro, no complexo ICBAS/FFUP, e contou com a presença de todas as entidades envolvidas. O principal objetivo do evento foi dar a conhecer o propósito do projeto, o seu ponto de partida, as diferentes fases de desenvolvimento e os principais resultados atingidos.

Para António Isidoro, presidente do Conselho de Administração da Soja de Portugal/SORGAL, a ligação com o meio académico tem-se mostrado fundamental para o desenvolvimento de produtos com valor acrescentado. Além disso, assegura que, os investimentos nestas parcerias são para continuar pois permitem “a entrada em segmentos de mercado premium, e favorecem a substituição de produtos internacionais, por produtos nacionais de elevada qualidade”.

Projeto para preencher lacuna na pet food

O projeto MinDog surgiu da necessidade de preencher uma lacuna existente na indústria de pet food, produtora de alimentos compostos, no conhecimento das fontes minerais utilizadas para suplementação das dietas.

Dessa forma, o promotor SORGAL (empresa onde a área de negócio pet food assume especial relevância), juntamente com a ALLTECH (indústria dedicada à produção e comercialização de suplementos minerais orgânicos) criaram um projeto de parceria, que envolveu a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

O objetivo desta parceria centra-se na caracterização e validação da funcionalidade in vitro e in vivo de materiais orgânicos, capazes de permitir a formulação de alimentos compostos para cães e cachorros, com base na quantidade de mineral biodisponível, assegurando assim a satisfação de necessidades nutricionais e a diminuição do impacto ambiental pela diminuição da excreção animal.

Uma nova gama para cães e cachorros

O trabalho de investigação desenvolvido por Rita Cabrita (ICBAS) e Marcela Segundo (FFUP), ao longo de três anos, permitiu concluir que a utilização de selénio e zinco sob a forma de minerais orgânicos na criação de alimentos compostos para cães e cachorros tem impacto em indicadores relacionados com a saúde animal, nomeadamente no sistema imunitário e nos indicadores de crescimento dos cachorros.

Assim, o culminar do projeto MinDog assenta no desenvolvimento de uma nova gama “premium acessível”, mais sustentável e de elevado valor nutricional, com a identificação das melhores fontes de minerais para a nutrição de cachorros e cães adultos.

O projeto MinDog (refª POCI-01-0247-FEDER-017616) é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).