(notícia atualizada às 9h00 do dia 30 de janeiro de 2022)

O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) acolheu, entre os dias 27 e 29 de janeiro, uma demonstração tecnológica de cirurgia robótica, da Medtronic, numa simbiose entre a medicina e a bioengenharia.

Disponibilizada pelo Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), esta demonstração pretendeu ser uma montra do presente e futuro da tecnologia de ponta ao serviço da comunidade médica. Constituiu por isso uma oportunidade única para os estudantes do ICBAS de poderem interagir com a melhor tecnologia do mercado.

A cirurgia robótica é hoje uma realidade em mais de 70 países, assumindo um papel essencial na melhoria da performance cirúrgica. “Contribui para melhorar a performance do cirurgião e consequentemente, a eficácia cirúrgica, reduzindo significativamente os efeitos adversos das intervenções, o tempo de internamento e facilitando o processo de recuperação dos doentes”, destaca o professor do ICBAS e Diretor do Serviço de Urologia do CHUP, Avelino Fraga.

“A nós, comunidade científica e médica, interessa-nos divulgar tudo o que existe. Neste caso, mostrar aos jovens estudantes de medicina que isto não é o futuro, mas sim o presente, e mostrar aos estudantes de bioengenharia que hoje a medicina não é uma formação fechada, parece-nos muito oportuno”, acrescenta o docente.

Avelino Fraga lembra ainda que “a medicina está hoje aberta à veterinária, à farmácia, à engenharia”, pelo que “precisamos de todos os profissionais para desenvolver equipamentos como este. Ora nada melhor que ICBAS, onde as ciências da vida se encontram, para promover esta tecnologia a par da nossa visão de futuro, uma escola, uma saúde.”

Antecipar o futuro

O diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, considera, por sua vez, que esta oportunidade foi “um momento extraordinário de colocar à disposição dos nossos estudantes a tecnologia de ponta que vai marcar o futuro”.

“Dispor de recursos que beneficiam a formação pré e pós-graduada resultantes da nossa ligação institucional ao CHUP, é particularmente importante e constitui um enorme benefício para o ICBAS, enquanto responsável pela formação de médicos e de bio engenheiros, sentencia o responsável.

A cirurgia robótica é, nos dias de hoje, usada em mais de 1 milhão e 500 mil cirurgias por ano, com uma aplicabilidade extensível a qualquer especialidade cirúrgica.