A primeira tampa para esterilização de cateteres ativada pela luz, denominada «SmartCap» e desenvolvida pela investigadora Inês Gonçalves, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), recebeu um Innovator Award (Prémio Inovação), no valor de 870 mil euros, da fundação Wellcome Trust. Este financiamento surge na sequência de outros já atribuídos a este projeto – nomeadamente da Fundação La Caixa e do EIT Health e destina-se a avançar com a produção da tampa e com os ensaios clínicos.

Esta fase de otimização da tecnologia SmartCap será desenvolvida em colaboração com o investigador Orlando Frazão, do INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, e com o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), nomeadamente com o Serviço de Nefrologia e Unidade de Transplante Renal, dirigido por Manuel Pestana, também investigador no i3S.

As infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS) afetam cerca de 1,7 milhões de pessoas nos USA e 4,1 milhões na Europa, causando mais de 120 mil mortes/ano, sendo que as infeções mais frequentes são associadas a cateteres. Este tipo de infeções provoca complicações que colocam em risco a vida dos pacientes e que implicam custos elevados. Além disso, são particularmente relevantes para os pacientes em falência renal que têm de realizar hemodiálise com recurso a cateteres para o resto das suas vidas.

As atuais opções de prevenção/tratamento das infeções em cateteres, como soluções de bloqueio e administração sistémica de antibióticos, são ineficientes e/ou contribuem para o desenvolvimento de resistência bacteriana. A SmartCap torna-se, por isso, particularmente relevante, já que “mata bactérias através da fotoativação do grafeno, sem utilizar antibióticos, impedindo assim o desenvolvimento de resistência bacteriana”, explica Patrícia Henriques, gestora do projeto.

Esta tampa inovadora, sublinha Inês Gonçalves, “surge como uma solução antimicrobiana segura e de longa duração, capaz de prevenir infeções em cateteres”. A SmartCap, garante a líder do grupo “Advanced Graphene Biomaterials” do i3S, “contribuirá para o bem-estar e qualidade de vida dos pacientes, reduzindo os riscos associados a infeções, processos de reintervenção, e hospitalizações. Além disso, terá um enorme impacto económico no sistema de saúde”.

Sobre a Wellcome Trust

Criada em 1936, no Reino Unido, a Wellcome Trust é uma instituição filantrópica que tem como missão promover e apoiar a ciência que visa resolver os desafios mais urgentes a nível mundial: saúde mental, doenças infeciosas e clima.

Os Innovator Awards visam apoiar investigadores que transformam grandes ideias na área da saúde em produtos inovadores que tenham um impacto significativo na saúde humana