O consórcio «PT-OPENSCREEN: Infraestrutura Nacional para a Química Biológica e Genética em Portugal», coordenado pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi recentemente escolhido para representar Portugal no EU-OPENSCREEN ERIC, uma organização internacional sem fins lucrativos – com sede em Berlim, Alemanha – que agrega plataformas de triagem de compostos de última geração de acesso aberto a centros de investigação nas áreas da biologia química e da descoberta inicial de fármacos.

Os investigadores portugueses da área da biologia química juntam-se assim aos da Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Letónia, Noruega, Polónia e República Checa nesta infraestrutura de investigação europeia que garante o acesso livre a milhares de compostos químicos de qualidade com vista à descoberta de novas atividades biológicas e eventual utilização terapêutica.

“Ao integrar o EU-OPENSCREEN, os investigadores portugueses terão acesso às mais avançadas tecnologias, recursos químicos e biológicos, conhecimentos e perícia”, sublinha António Ribeiro Pombinho, investigador do i3S que coordena o PT-OPENSCREEN.

Para além disso, acrescenta, os centros de investigação terão oportunidade de “estabelecer contactos com os melhores cientistas europeus na área de high-throughput screening, de obter financiamento através da participação em projetos europeus e de ter acesso à biblioteca europeia de 100 mil compostos químicos”.

“São tempos realmente emocionantes para a investigação da biologia química portuguesa. Conseguimos estabelecer uma infraestrutura nacional dinâmica e agora unir forças com as melhores instituições europeias nesta área. Gostaria de agradecer à Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (FCT) pelo seu apoio contínuo e à EU-OPENSCREEN por nos acolher na família”, destaca António Ribeiro Pombinho.

Sobre o consórcio PT-OPENSCREEN

Criado no início de 2018 com o propósito de aglutinar conhecimento e unir esforços na procura de novas moléculas com fins terapêuticos, e integrado no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico em 2020, após convite da FCT e posterior validação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino superior, o consórcio PT-OPENSCREEN integra 20 instituições académicas do Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Madeira e Açores que já desenvolvem trabalho nas áreas da química orgânica e medicinal e dos rastreios químicos e genéticos para as ciências da vida.

A entidade representativa de Portugal no EU-OPENSCREEN ERIC será a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I.P.), sendo que o País será representado na Assembleia de Membros por Marta Abrantes, da FCT, e pelo investigador do i3S António Ribeiro Pombinho.

Esta será a 13.ª infraestrutura europeia do tipo ERIC (European Research Infrastructure Consortium) à qual Portugal se associa.