A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e a Mosano vão colaborar na análise de dados recolhidos sobre a Covid-19, com o objetivo de ajudar as instituições e a população portuguesa a lidar com os desafios colocados pela pandemia.

O memorando de entendimento foi assinado na semana passada entre o Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDICDS) da FMUP e a Mosano, empresa que desenvolveu uma nova aplicação – de acesso totalmente gratuito – para gestão e monitorização remota de doentes – a CovidApp.

O COVIDcids, grupo de trabalho multidisciplinar da FMUP agora criado, irá analisar diariamente todos os dados dos doentes suspeitos de serem portadores do novo coronavírus, bem como os dados de doentes com infeção confirmada registados na plataforma.

“Aumentar a capacidade de resistência do SNS e da sociedade”

João Fonseca, diretor do MEDCIDS, explica que, através do grupo de trabalho COVIDcids, pretende-se “ajudar as instituições e população portuguesas a lidar com os desafios colocados pela COVID-19 de forma a aumentar a capacidade de resistência do SNS e da sociedade portuguesa, transformando dados em conhecimento, com vista à saída mais rápida possível da emergência que vivemos”.

Os dados em análise incluem os sintomas reportados pelos doentes (nomeadamente febre e grau de dificuldade respiratória), sinais vitais e as doenças crónicas de que padecem, nomeadamente hipertensão arterial e diabetes.

Recorrendo à inteligência artificial, esta equipa de especialistas em ciências de dados aplicadas à investigação e à avaliação clínica pretende caracterizar os casos de Covid-19, disponibilizar instrumentos que permitam aos profissionais de saúde detetar doentes de risco e até mesmo ajudar a prever a evolução da pandemia no nosso país.

A iniciativa é desenvolvida em regime “pro bono” e de voluntariado, garantindo o cumprimento das disposições legais e regulamentares, nomeadamente no que se refere à privacidade e à segurança dos dados.