A inauguração da exposição, a 8 de outubro, contou com a presença, entre outros, do Presidente da Fundação BIAL, Luís Portela, do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, e do diretor do ICBAS, Henrique Cyrne de Carvalho. (Foto: Just News)

Mostrar o trabalho desenvolvido, no último quarto de século, pela que terá sido a primeira instituição mecenática portuguesa de carácter privado a dedicar-se às ciências médicas. É esse o propósito da exposição itinerante “Fundação BIAL – 25 Anos”, que está patente desde o passado dia 8 de outubro, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

Com curadoria de Daniel Bessa, antigo professor da U.Porto, esta exposição atravessa – através de fotografias e de vídeos – toda a história da Fundação, cruzando-a com a evolução da investigação médica e científica não só em Portugal, mas também no mundo.

Depois do ICBAS, onde ficará até 18 de outubro, a exposição parte numa “digressão” que, até finais de 2020, irá percorrer vários locais de norte a sul do país, nomeadamente todas as escolas de medicina portuguesas.

O regresso à Universidade do Porto está marcado para abril de 2020 (14 a 28), altura em que a exposição estará em exibição na Faculdade de Medicina (FMUP).

A Fundação BIAL foi constituída em 1994 pelos Laboratórios BIAL, em conjunto com o Conselho de Reitores das Universidade Portuguesas, com a missão de incentivar o estudo científico do ser humano saudável, tanto do ponto de vista físico como espiritual. As suas áreas de atuação incluem a atribuição de prémios, a promoção de concursos de apoios financeiros a projetos de investigação científica e a organização dos simpósios ‘Aquém e Além do Cérebro’.