A sessão tem início às 17h30, na sala 4 do Centro de Investigação Médica da FMUP. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

As doenças do cólon estão entre as patologias que mais afetam os portugueses. Assim, para fomentar o debate e a partilha de ideias entre vários especialistas e a sociedade civil, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) dedica a próxima sessão do ciclo de tertúlias (H)á Conversa na FMUP à patologia do cólon.

Com entrada livre, a sessão “Doenças do Cólon: uma perspetiva multidisciplinar” decorre esta quinta-feira, 13 de dezembro, a partir das 17h30, na sala 4 do Centro de Investigação Médica da FMUP. O painel de convidados será composto pelas médicas Rosa Fragoso e Sara Moreira, especialistas em oncologia e psiquiatria, respetivamente, e Fernando Tavares, em representação da ARS Norte. A moderação ficará a cargo de Lúcia Gonçalves, jornalista da SIC.

“Ainda que a doença maligna do cólon possa ser evitada através de rastreios, a falta de informação faz com esteja entre as patologias que mais afeta os portugueses. Vários estudos, alguns deles realizados na própria Faculdade de Medicina da U.Porto, sugerem que a literacia em saúde pode e deve funcionar como prevenção para a própria doença. Temos de perguntar e colocar questões sobre a nossa saúde e as nossas doenças”, explica Paula Silva, investigadora da FMUP e organizadora da sessão.

“No caso das doenças do cólon, além do próprio cancro e dos tratamentos que lhe são associados, existe uma grande parte da população que fica com sequelas que condicionam muito o seu quotidiano, o que acarreta efeitos nefastos ao nível biopsicossocial. Uma vez que o objetivo destas sessões é o de criar debates multidisciplinares, quisemos, além de um representante da tutela e de um especialista em oncologia, acrescentar a visão de uma especialista em psicooncologia, porque são eles que acompanham estes pacientes.”, acrescenta.

Recorde-seque o ciclo conta com o apoio da Junta de Freguesia de Paranhos e da Associação de Estudantes da instituição (AEFMUP), e visa criar um espaço um espaço informal de discussão sobre temáticas diversas. Nesse contexto, contará com a participação de especialistas de várias áreas do saber. A moderação fica a cargo de jornalistas cuja atividade se desenvolve nos domínios abordados em cada uma das tertúlias.