Os portos marítimos necessitam de muita energia e são uma fonte de poluição atmosférica, dois problemas ambientais que podem ser minimizados através da utilização de energias renováveis. Esta é a principal premissa do PORTOS – Ports Towards Energy Self-Sufficiency, um projeto coordenado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e um dos vencedores dos PT Global Water Awards 2020-21, na categoria I+D+I.

Cofinanciado pelo Interreg Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o projeto PORTOS pretende avaliar, desenvolver e promover a utilização integrada de recursos de energia renovável nos portos marítimos da Região Atlântica e aumentar a sua eficiência energética, estabelecendo um roteiro para um sector mais competitivo e sustentável.

Coordenado pela FEUP, o projeto envolve 18 parceiros dos cinco países do Espaço Atlântico, onde se incluem universidades, centros de I&D, autoridades portuárias, empresas e associações sem fins lucrativos. Até final deste ano, o PORTOS focar-se-á na investigação aplicada do aproveitamento das energias renováveis marinhas e na promoção da eficiência energética, contribuindo para a transição energética dos portos marítimos e tornar estas infraestruturas mais sustentáveis, autossuficientes energeticamente e neutras em emissões de carbono.

“Considerando a convergência dos recursos, infraestruturas e instalações existentes nos portos, as energias renováveis marinhas surgem como uma alternativa muito promissora”, admite Francisco Taveira Pinto, professor catedrático de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente e de Engenharia Costeira e Portuária do Departamento de Engenharia Civil da FEUP e um dos coordenadores do projeto.

Paulo Rosa Santos, Professor Associado com Agregação do Departamento de Engenharia Civil da FEUP e cocoordenador do projeto, encara a conquista do PT Global Water Award 2020-21 como o reconhecimento da “importância que a sustentabilidade e a autossuficiência energética têm para as autoridades portuárias”. Autoridades que, segundo o docente, “estão atualmente empenhadas em reduzir o impacto das suas atividades no ambiente e a correspondente pegada carbónica, bem como em implementar estratégias para suportar a sua transição energética, de forma a atingir as metas estabelecidas nos acordos internacionais”.

Sobre os PT Global Water Awards

Promovidos pelo jornal Água & Ambiente e pela Parceria Portuguesa para a Água, com o apoio do Ministério do Ambiente e Ação Climática e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, os PT Global Water Awards são um já reconhecido prémio à internacionalização do setor da água em Portugal. Pretende-se desta forma projetar o trabalho desenvolvido entre os principais stakeholders nacionais, ao mais alto nível, reconhecendo-os como embaixadores do setor português da água no mundo.

A edição deste ano – a quarta – distribuiu cinco prémios e quatro menções honrosas nas categorias de Serviços, Empreitadas, Fornecimentos, Start-Ups e I+D+I.

A cerimónia de entrega dos PT Global Water Awards 2020-21 decorreu no passado dia 12 de novembro, no SANA Malhoa Hotel, em Lisboa, no âmbito da 16.ª Expo Conferência da Água organizada pelo jornal Água&Ambiente.