Entre 1952 e 1968, a Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) – antecessora da atual Faculdade de Belas Artes da universidade do Porto (FBAUP) – organizou 16 Exposições Magnas com os melhores trabalhos e projetos assinados por estudantes e mestres da Escola nas áreas da Arquitetura, Escultura e Pintura. Mais de meio século depois, é essa história que é recuperada e revisitada em “Vistas de Exposição”, título da mais recente exposição patente no Pavilhão de Exposição da FBAUP.

68 anos depois da primeira Magna “imaginada” por Carlos Ramos, histórico arquiteto e diretor da ESBAP, a FBAUP expõe, pela primeira vez, várias fotografias que fazem uma viagem pelos tempos em que a comunicação da Escola com o exterior era maioritariamente feita através das suas iniciativas culturais. Estas incluíam exposições, concertos, palestras e publicações, entre outros atos que demonstravam o espírito comunitário da Escola e revelavam os métodos de ensino e as políticas pedagógicas das Belas-Artes.

Construída a partir de imagens dos acervos documentais da FBAUP e da Fundação Manuel Leão – Casa da Imagem, “Vistas de Exposição” apresenta maioritariamente fotografias da autoria de Teófilo Rego, fotógrafo que acompanhou a produção artística da cidade devido à sua relação próxima com os Arquitetos, Pintores e Escultores do Porto.

Na exposição são também apresentadas obras selecionadas do acervo da FBAUP, associadas às vistas das exposições Magnas nas quais estão representadas.

Uma cronologia contextualiza as peças expostas relacionando-as com as sucessivas construções dos novos pavilhões da ESBAP, notícias na imprensa da época e referências a alguma da programação cultural desenvolvida em cada ano letivo. (Foto: FBAUP)

Uma exposição de exposições

Através de registos, processos, estudos e provas académicas, os visitantes de “Vistas de Exposição” podem assim testemunhar os diferentes períodos de formação de um estudante das Belas-Artes, bem como compreender o contexto das atividades culturais da Escola no panorama português, nas décadas de 1950 e 1960.

Estas fotografias mostram igualmente, pela primeira vez e de modo retrospetivo, um panorama destas exposições, afirmando-as como veículo para a investigação sobre obras de arte, políticas de educação artística e estratégias de exposição.

Recorrendo a dois acervos fotográficos ainda pouco divulgados, estas vistas constituem assim um recurso válido e “novo”, e contribuem para uma leitura crítica relativa ao acervo da FBAUP, assim como da sua história.

Integram a exposição, além de fotografias de Teófilo Rego, Platão Mendes e Tavares da Fonseca, um filme do escultor Fernando Fernandes, e pinturas e esculturas de António Bronze, Augusto Gomes, Carlos Amado, Clara Menéres, Dario Boaventura, Elvira Leite, Henrique Pousão, Maria Luísa Abelha.

“Vista de Exposição” está patente no Pavilhão de Exposição da FBAUP até março de 2021 e pode ser visitada de segunda a sexta-feira entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00.

A entrada é livre mas todas as visitas devem ser reservadas com antecedência para um horário específico através dos contatos do Museu FBAUP.