Cassiano Abreu e LimaProfessor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e figura de referência no ensino, investigação e prática da Cardiologia, faleceu aos 83 anos de idade.

Natural do Porto, Cassiano Abreu e Lima licenciou-se em Medicina na FMUP em 1964 e concluiu o doutoramento, em 1985, com a tese intitulada ”Contribuição para o desenvolvimento de um Sistema de Eletrocardiografia Computorizada”.

Foi também na Faculdade de Medicina que iniciou a sua atividade no ensino, em 1970, tendo progredido gradualmente aos cargos de Professor Auxiliar (1985), Professor Agregado (1989), Professor Associado (1992) e Professor Catedrático (2001), cargo que desempenhou até à sua aposentação, em 2009.

Ao longo da sua carreira, desempenhou ainda diversos cargos em entidades da área da saúde, como o Conselho Regional Norte da Ordem dos Médicos e a Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

Numa nota de pesar assinada por José Silva Cardoso, a FMUP recorda o passado do antigo regente da cadeira de Cardiologia, lembrando os seus “conhecimentos científicos alargados e de uma profunda erudição, aos quais aliava um espírito metódico e rigoroso”.

“Cassiano Abreu e Lima dedicou o melhor do seu esforço aos seus alunos e à Faculdade de Medicina, onde se destacou como docente de craveira excecional e investigador de eleição”, descreve o professor da FMUP e também cardiologista.

O velório e o funeral realizam-se hoje, dia 1 de fevereiro, na Capela do Senhor e Senhora da Ajuda (Porto), a partir das 10 horas e das 14h30, respetivamente.