A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto do Governo da República Democrática de Timor-Leste (SEJD) formalizaram no passado dia 5 de dezembro, um protocolo de colaboração que visa a consolidação das relações entre as duas partes nas áreas das Ciências do Desporto e Educação Física, particularmente na formação de recursos humanos, desenvolvimento institucional, políticas desportivas e pesquisa científica.

O protocolo foi assinado pelo Diretor da FADEUP, António Manuel Fonseca, e pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto de Timor-Leste, Abrão Saldanha, durante a cerimónia comemorativa do 47.º aniversário da FADEUP.

(Foto: FADEUP)

Entre as principais condições acordadas destacam-se o intercâmbio bidirecional de docentes, investigadores, estudantes de pós-graduação e graduação e membros das equipas técnico-administrativas das partes intervenientes.

A parceria escabele ainda a criação de condições para a realização de estágios na FADEUP e na SEJD, a partilha de material didático, a colaboração na preparação de atletas timorenses com vista à participação em competições e o apoio na elaboração de estudos e implementação de projetos de melhoria das políticas públicas desportivas timorenses.

O protocolo de cooperação entre a FADEUP e a SEJD tem a duração prevista de cinco anos, ficando desde já prevista a sua renovação.