O Auditório Alberto Amaral, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), vai receber, no próximo dia 5 de dezembro, a cerimónia comemorativa do 47.º aniversário da criação do Instituto Superior de Educação Física do Porto, instituição que deu origem à atual FADEUP.

O habitualmente designado Dia FADEUP decorre tradicionalmente a 3 de dezembro. Contudo, e uma vez que em 2022 esta data coincide com o fim-de-semana, a cerimónia comemorativa foi alterada para o primeiro dia útil seguinte, mantendo celebração e reunião como palavras-chave.

Com início marcado para as 15h00, o programa oficial do Dia FADEUP 2022 vai abrir com as intervenções de Joana Resende, Vice-Reitora da U.Porto, e de representantes dos funcionários e estudantes da FADEUP. Para o final ainda previstas as intervenções de Zélia Matos (professora aposentada da faculdade), na qualidade de Oradora convidada, e do diretor da FADEUP, António Manuel da Fonseca.

O Dia da FADEUP 2022 será ainda palco para a entrega de diplomas aos membros da faculdade que mais se destacaram no último ano. A sessão será igualmente pontuada por vários momentos musicais, a cargo da Desportuna e da Tuna Musicatta Contractille.

A história da FADEUP

Apesar de a origem da instituição remontar a 1964 e ao Curso de Instrutores de Educação Física, que viria a constituir, mais tarde, em 1969, o núcleo da Escola de Instrutores de Educação Física, estas iniciativas situaram-se ao nível do ensino médio. Assim, foi a 3 de dezembro de 1975, com a publicação em Diário da República do Decreto-Lei 675/75, que se deu a criação do Instituto Superior de Educação Física do Porto, traduzindo-se na passagem da formação em Educação Física para o ensino universitário e consequente origem da atual FADEUP.

Mais tarde, em 1989, fruto da revisão dos Estatutos da Universidade do Porto, a Escola entra numa nova fase da sua vida, com a passagem a Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, à qual se sucede, e partir de 2005, a designação pela qual é hoje conhecida.

Instalada desde 1997 no Pólo II da Universidade do Porto, na Asprela, as atuais instalações, que sucederam a outras distribuídas geograficamente por vários locais da cidade do Porto e das quais se preservou na memória o célebre “Barracão”, foram uma das maiores conquistas da história da instituição, que soube, ao longo destas mais de quatro décadas e meia de história, construir um percurso de sucesso reconhecido em Portugal e no estrangeiro. Assim o demonstram os rankings internacionais, que colocam a faculdade entre as 50 melhores escolas de desporto do mundo e em nº 1 em Portugal, posições para as quais muito contribuem a oferta formativa abrangente e a investigação de ponta nas várias áreas de ação da Escola.